Entendendo os números, vamos entender o grau de representação, de dispersão, negação e rejeição dos eleitores da cidade de São Bernardo frente aos candidatos em disputa.
Segundo dados do resultado eleitoral, a cidade de São Bernardo do Campo tem 611.777 eleitores. Desse total, o candidato eleito Orlando Morando obteve 213.661, portanto, a grande maioria dos eleitores não votaram no candidato eleito para prefeito. Os demais votos, 398.116, ficaram assim distribuídos: 24,28% ausentes, 24.766 brancos, 82.020 nulos e o concorrente 142.817 votos.
Isso significa que o prefeito eleito mesmo tendo 59,94% dos votos válidos, ainda é o prefeito da minoria dos eleitores da cidade. Isso impõe um grande desafio e responsabilidade ao eleito em governar para todos sem o apoio da grande maioria dos eleitores e da população contribuinte.
Existe uma grande camada da população descontente com o processo eleitoral e com a atual democracia representativa. É tarefa do Psol já no inicio da nova gestão protocolizar as propostas do partido junto ao atual prefeito e continuar organizando a população em suas necessidades. Como afirma Freixo junto à população do Rio: “Nossos sonhos não estão nas urnas e sim na organização da sociedade”
Quem luta conquista, Junte-se a nós!
Aldo Santos (São Bernardo)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Você deve fazer login para responder a este tópico.