Foto: Caio Arruda (PMM)
Da Redação – Ações integradas da Prefeitura de Mauá têm transformado a cidade em lugar cada vez mais seguro. Prova disso é o indicador de que o roubo de cargas na cidade caiu 12% no primeiro trimestre de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado.
Levantamento feito pela Secretaria Estadual de Segurança Pública mostrou que, no primeiro trimestre desse ano, foram registradas 29 ocorrências – no mesmo período do ano passado foram 33. O cenário em Mauá foi o único favorável nas cidades do ABCDMRR, que teve aumento de 44%.
O principal motivo para essa redução é ação da Força Total Metropolitana, trabalho organizdo pelo GGIM (Gabinete de Gestão Integrada de Mauá), que sintoniza as ações de combate a criminalidade da GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Civil, Polícia Militar, ROTA, e equipes do trânsito. São centenas de profissionais envolvidos.
Embasado no monitoramento por câmeras e ações estratégicas, as forças de segurança do município e do Estado agem em três situações de patrulhamento: ostensividade em áreas que registram roubos; bloqueio de entradas e saídas para a abordagem a motoristas e motociclistas suspeitos; saturação em regiões com registro de vários tipos de ocorrências.
A Central de Monitoramento fica na sede da GCM (Guarda Civil Municipal), no Jardim Zaíra. É essa a ferramenta que permite acompanhar tudo que ocorre na cidade em tempo real. As câmeras operam em eixos como o da região central e nos locais de divisa, onde há maior número de ocorrências.
O município é rota de caminhoneiros no transporte de cargas, já que a cidade é cortada pelos Trechos Leste e Sul do Rodoanel e o Complexo Viário da Avenida Jacu-Pêssego – locais que levam às principais rodovias do Estado e também ao aeroporto internacional de Guarulhos.
Nenhum comentário on "Operação garante queda de 12% em roubos de carga em Mauá"