Operação ‘Cobertor que Salva’ amplia vagas em albergues no inverno

1925 0

Texto: Carla de Gragnani – Fotos: Gabriel Inamine (PMSBC)

Da Redação – Para amenizar os impactos do inverno junto à população de rua, a Prefeitura de São Bernardo lançou, nesta segunda-feira (11/06), a segunda edição da operação “Cobertor que Salva”, que visa intensificar as ações de abordagens, por meio de rondas noturnas, e a oferta de serviços de acolhimento ao público durante o inverno. O objetivo é evitar incidentes de mortes por hipotermia entre população em situação de vulnerabilidade. No período da operação, as vagas disponibilizadas no abrigo do município serão ampliadas para 230, com acolhimento das 8h às 22h.

Das 230 acomodações disponíveis, 150 serão ofertadas no Centro de Acolhimento 24 horas (Albergue), localizado na Vila Scopel, e outras 30 na Moradia Provisória do bairro Riacho Grande. As demais vagas serão disponibilizadas em caráter emergencial. O acolhimento é acompanhado de serviços de alimentação e higiene, além de assistência social e psicológica. O lançamento da ação aconteceu em cerimônia realizada no Centro Pop, localizado na Avenida Redenção, no Centro, com presença do prefeito Orlando Morando e da secretária de Assistência Social, Laerte Soares.

“Seria um retrocesso permitir que, em pleno ano de 2018, uma pessoa sofra de hipotermia e até chegue a óbito por isso, por inoperância do poder público. O trabalho de abordagens e convencimento da população a aceitar o abrigo já é realizado de forma exemplar ao longo do ano, mas está sendo intensificado significativamente neste período”, destacou o chefe do Executivo. Para isso, estão sendo destacados cerca de 20 agentes da Secretaria de Assistência Social para os serviços de abordagem.

Neste ano, a operação será realizada por meio de força-tarefa entre as secretarias de Assistência Social, Serviços Urbanos, Saúde, além da Guarda Civil Municipal (GCM), que também receberá demandas diretas da população, por meio do número 153. “Sabemos que há muita resistência deste público em abandonar seus hábitos e aceitar um abrigo, que impõe regras de convivência. Por isso, este trabalho de diálogo e convencimento é tão importante para salvar vidas”, explicou a chefe da pasta responsável pela ação, Laerte Soares.

Primeira edição – No inverno de 2017, não houve registro de morte por hipotermia em São Bernardo. No período, foram 1.573 atendimentos à população em situação de vulnerabilidade, por meio de 850 abordagens, que resultaram em 723 acolhimentos 24h.

 

 

 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Operação ‘Cobertor que Salva’ amplia vagas em albergues no inverno"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *