Ensinando, aprende-se.
Oscar Wilde.
One Day Tech Grande ABC debaterá ações de combate ao cyber crime contra organizações
Estão abertas as inscrições para o “One Day Tech Grande ABC – Como blindar sua empresa contra ameaças cibernéticas”. O seminário, destinado principalmente aos profissionais de TI, empresários, gestores públicos e acadêmicos da região, será realizado gratuitamente na próxima quarta-feira, dia 18, das 8h30 às 13h, na Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Rua do Imperador, 14 – SBC). A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC apoia a ação. O One Day Tech Grande ABC ressaltará a importância do combate ao cyber crime contra as organizações. A colaboração e troca de experiência entre os participantes será base das atividades. Paineis de debates com especialistas no assunto fazem parte da programação do evento, que será conduzido e moderado pelo analista do mercado de TI, Anderson Figueiredo. As ameaças cibernéticas podem impedir o funcionamento de empresas e prefeituras através da contaminação das redes de computadores. Vários tipos de códigos maliciosos são enviados aos computadores por diferentes métodos. Entre os mais frequentes estão o envio de e-mails infectados por malware – que são códigos maliciosos capazes de instalar diversos tipos de vírus com várias funções, e o sequestro de dados, conhecido como ransomware, no qual criminosos criptografam os dados dos computadores e pedem resgate em dinheiro para liberar os arquivos. O objetivo do evento é mostrar boas práticas e soluções para impedir esses e outros tipos de ataques. Além dos paineis com os especialistas Dario Caraponale (Strong Security Brasil), Alexander Dannias (Bsmart Latin America) e Bob Orosco (SEP Software EUA), será apresentada, durante o evento, uma invasão a um smartphone, em tempo real. Os interessados em participar do evento devem se inscrever pelo site www.onedaytech.com.br. O One Day Tech Grande ABC conta com o apoio da ACISBEC, do Instituto de Tecnologia de São Caetano (ITESC), e da Assespro – SP (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação – Regional de São Paulo), ABRID (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital), e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Frase:
É com grande tristeza que acompanhamos tanto os atos terroristas em Paris e Beirute quanto a tragédia na cidade de Mariana, em Minas Gerais. A luta contra a intolerância e pela paz deve ser constante, e uma meta de todos. Esperamos também que o sofrimento de nossos irmãos mineiros seja, tanto quanto possível, minorado
Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, ao comentar a iniciativa de decretar luto por cinco dias em memória das vítimas no soterramento em Mariana, e dos ataques na França
Frase:
É sempre um alento à sociedade brasileira saber que, por mais que impeçam o avanço dessa operação, o Ministério Público e o juiz Sergio Moro estão conseguindo ultrapassar as barreiras e avançar
Nílson Leitão, deputado federal pelo (PSDB/MT), ao comentar os desdobramentos da Operação Lava Jato
Alunos declaram o amor por São Caetano em concurso cultural
Uma ação organizada pela Prefeitura de São Caetano do Sul extraiu a visão dos alunos da rede municipal sobre a cidade líder no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro. O concurso cultural Declare Seu Amor Por São Caetano resultou em 516 trabalhos elaborados por estudantes do Ensino Fundamental I e II, e do Ensino Médio. A cerimônia de premiação, realizada sábado (14/11), lotou o Teatro Municipal Santos Dumont. A iniciativa, conduzida pelas secretarias de Cultura e de Educação, estimulou a criatividade e incentivou os alunos a refletirem sobre a cidade. Os trabalhos foram entregues em três segmentos: pintura, escrita e fotografia. Os 60 melhores classificados de cada categoria receberam medalhas. Na votação popular, realizada na página da Secretaria de Cultura no Facebook, os vencedores foram Mayara Di Matteo Guastalli (escrita, EMEFM Oscar Niemeyer), Victor Salvalaio de Almeida (fotografia, EMEF 28 de Julho) e Lilian Raffa (pintura, EMEF Ângelo Raphael Pellegrino). Eles receberam troféus e ingressos para um espetáculo teatral. “Este concurso cultural é mais um estímulo para que as crianças e jovens deem suas opiniões sobre a cidade. Também desperta o interesse para que participem e acompanhem o dia a dia de São Caetano com um olhar diferenciado, crítico e sensível”, afirmou o prefeito Paulo Pinheiro, ao parabenizar os alunos e professores envolvidos no projeto. Os secretários municipais de Educação, Ivone Braido Voltarelli, e de Cultura, Jander Lira, também prestigiaram a premiação.
SEMINÁRIO SOCIALISTA
- O vereador Mauricio Fernandes (PSB), de São Caetano, participou do Seminário sobre as direções municipais para as eleições 2016. Durante o encontro, o vice-governador e presidente estadual do partido, Marcio França, falou aos filiados sobre a sua jornada na política e deu explicações sobre as questões atuais da legislação eleitoral, acompanhado do secretário especial de assuntos jurídicos do PSB, Dr. Marco Antônio. Foram discutidos também no encontro, a conjuntura política nacional, o calendário eleitoral para as próximas eleições, entre outros assuntos.
SOS MARIANA
- A internauta Alessandra Roman Nobre informa em sua página no Facebook que uma amiga conseguiu um caminhão para levar donativos e mantimentos para os desabrigados de Mariana (MG). O caminhão seguirá para Minas Gerais nesta quarta-feira, dia 18, e as doações podem ser deixadas em São Bernardo, à Avenida Getúlio Vargas, 1.555, bairro de Baeta Neves, a/c de Gisely.
LUTO OFICIAL
- O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, decretou luto oficial de cinco dias – válido a partir desta segunda-feira (16) – em memória das vítimas do rompimento de duas barragens com rejeitos minerais em Mariana (MG), no dia 5, e das que foram brutalmente assassinadas nos atentados terroristas de Beirute (Líbano) e Paris (França), respectivamente na quinta e sexta-feira da semana passada. Durante o luto oficial, as bandeiras do município, do Estado, do Brasil e do Mercosul ficarão hasteadas a meio mastro no Paço Municipal e demais prédios públicos de São Bernardo.
PARCERIA TECNOLÓGICA
- Nesta terça-feira (17), às 16h, a Prefeitura e o Instituto TIM apresentam a CulturAZ, plataforma de mapeamento cultural com informações sobre eventos, agentes e projetos culturais da cidade. A apresentação terá a participação do prefeito Carlos Grana, do secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, e do gerente de Relações Institucionais da TIM Brasil, Patrick Azevedo, e será o Salão Burle Marx, no 9º andar do Prédio do Executivo, Praça IV Centenário, s/n, Centro.
EMPREGO/DESEMPREGO
- O Consórcio Intermunicipal Grande ABC divulga nesta terça-feira (17), a partir das 14h, a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED ABC) Especial “Os Negros no Mercado de Trabalho da Região do ABC”. A pesquisa será apresentada na sede da entidade regional, três dias antes da comemoração do Dia da Consciência Negra. Os dados apurados pela Fundação Seade e pelo Dieese se referem aos anos de 2013 e 2014. Integrantes do GT Igualdade Racial do Consórcio, coordenado por Wellington da Silva Bento, também participam da divulgação.
Combate ao trabalho infantil: alunos da rede pública recebem R$ 200 mil em prêmios
Na próxima quinta-feira (19), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará vai receber crianças da rede pública de ensino do Ceará e de Minas Gerais. São eles os vencedores do prêmio MPT na Escola, resultado das ações de conscientização contra o trabalho infantil que acontecem em 17 estados brasileiros. Serão distribuídos R$ 50 mil para os vencedores de cada categoria: esquete teatral, pintura, música e conto ou poesia. O valor será dividido entre alunos, escola, coordenador(a) municipal do projeto e o(a) professor(a) orientador(a). Os municípios de Aracati e Uruburetama garantiram duas das quatro categorias na primeira edição da premiação nacional. Com o espetáculo “João e Maria”, alunos da Escola Antonieta Cals, de Aracati-CE, venceram a esquete teatral. O prêmio de melhor pintura foi para a Escola João Hudson, de Uruburetama-CE. No quadro “As duas faces da infância”, a estudante Lívia Barroso (14 anos) mostrou que trabalho não é coisa para criança. Os vencedores nas outras duas modalidades do prêmio são de escolas da zona rural de Minas Gerais. A música “Brincar e aprender” garantiu título para o município de Patrocínio-MG. Na categoria Conto ou Poesia o aluno da Escola Álvaro de Sá Barbosa, Mateus Augusto, vai levar o prêmio para o município de Espera Feliz-MG com a poesia “Rumo à colheita”. O procurador do Trabalho e coordenador nacional do projeto MPT na Escola, Antonio de Oliveira Lima, ressalta a importância envolver a comunidade escolar na luta contra o trabalho infantil. “Hoje, cerca de 80% das crianças e adolescentes 5 a 17 anos que trabalham, no Brasil, também frequentam a escola”, diz Lima. “Daí a importância do trabalho dos educadores no sentido de conscientizar alunos e familiares sobre os prejuízos do trabalho infantil nessa fase da vida”, destaca. O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. A partir de debates sobre a temática em sala de aula, alunos de escolas públicas produzem trabalhos literários, artísticos e culturais que concorrem em etapas municipais, estaduais e, a partir do ano de 2015, nacional. O prêmio é uma forma de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos desnvolvidos pelos estudantes e agradecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Nenhum comentário on "Coluna do dia 17/11/2015"