Obras dos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil são tema de exposição

1120 0

Da Redação – O Governo do Estado de São Paulo abre as portas do Palácio dos Bandeirantes para uma exposição que reúne mais de 200 peças trazidas do Museu Paulista (Museu do Ipiranga), da Pinacoteca do Estado e também do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo. É a primeira vez que uma exposição tem o objetivo de reunir os três mais antigos acervos culturais paulistas em um único espaço.

A sede do governo paulista, que também já funciona como palácio museu aberto ao público, contará com a exposição Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas, até 20 de janeiro de 2019.

A mostra contém peças de valor histórico e cultural para os paulistas e para o Brasil, que se dividirão entre o hall, o mezanino e o 1º andar do Palácio dos Bandeirantes. Uma carruagem do final do século XIX, telas de Benedito Calixto e Antonio Ferrigno, móveis das elites paulistas e uma coleção de ferros de passar roupas, entre outras dezenas de peças, poderão ser vistas. Uma reprodução da tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, também fará parte da exposição; o original não tem condições técnicas para seu deslocamento do Museu Paulista, por isso a necessidade de reprodução.

Um ateliê de restauro também faz parte da exposição, e o público poderá acompanhar a restauração da maquete de gesso do projeto original do Museu Paulista, feita na década de 1880.

Durante o período da exposição, o Palácio dos Bandeirantes também receberá apresentações teatrais nos finais de semana, com uma discussão criativa da Independência do Brasil.

As visitas estão abertas ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, de hora em hora, e acompanhadas por educadores para contextualizar as obras.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Obras dos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil são tema de exposição"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *