Da Redação – As obras de mobilidade urbana avançam em São Bernardo com a implantação de corredores de ônibus. Mais uma etapa começou a ser executada no entorno do shopping Metrópole em função do Corredor Rudge Ramos. A intervenção foi planejada pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas de forma a interferir o mínimo possível na circulação de veículos e pedestres. Com isso, o trânsito segue normal, sem desvios, apenas com uma faixa reduzida de cerca de 300 metros, no final da Avenida Pereira Barreto.
No local estão sendo realizadas adequações do pavimento asfáltico, das calçadas e intervenções de urbanização, escavações e paisagismo. Além do Rudge Ramos, seguem em andamento os corredores Leste-Oeste, João Firmino, Alvarenga e o Terminal Alves Dias.
O Corredor Rudge Ramos é um dos 12 planejados para São Bernardo dentro do Programa de Transporte Urbano de São Bernardo, além de três terminais de integração. Terá 6,8 quilômetros de extensão, com início nas proximidades da Praça Samuel, no Centro, passará por parte da Avenida Aldino Pinotti, continua pela Avenida Senador Vergueiro até o final da Dr. Rudge Ramos, na Vila Império, bairro que faz divisa com São Paulo.
A obra total tem previsão de conclusão em dois anos, a partir da Ordem de Início de Serviço, assinada em janeiro de 2016.
A implantação do corredor trará benefícios para os usuários do transporte público. “Com uma canaleta excluvisa para os coletivos haverá melhoria na qualidade dos serviços prestados ao público com a redução dos tempos de viagem e de espera pelos passageiros”, explicou Alécio Batista, diretor Operacional da Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo.
O investimento em 11 corredores municipais totaliza US$ 250 milhões, sendo US$ 125 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 125 milhões pelo município. Já o 12º corredor tem recursos do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) estimados em mais de R$ 330 milhões.
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