Texto: Daniela Mian – Foto: Júlio Bastos (PMSA)
Da Redação – A obra “Festa Junina”, da artista Maria Auxiliadora, que pertence ao acervo artístico da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, fará parte da exposição “Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência”, no MASP (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista. A visitação poderá ser feita de 10 de março a 10 de junho.
O empréstimo da obra foi solicitado pela equipe curatorial do museu devido à relevância da mesma na trajetória da artista. A tela, de 1969, foi premiada no 2º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, realizado no mesmo ano, e passou a integrar o acervo andreense. Até fevereiro, a obra estava em exposição no Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André, localizado na Sabina – Escola Parque do Conhecimento.
Retrospectiva – “Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência” apresenta 82 obras de Maria Auxiliadora (Campo Belo, Minas Gerais, 1935 – São Paulo, 1974), que cresceu em São Paulo, em uma família de artistas brasileiros autodidatas integrantes do movimento negro. A exposição pretende renovar o interesse na original produção da artista, ampliando as leituras sobre sua vida e obra para além dos rótulos, que comumente a associaram à arte chamada “popular”, “primitiva”, “naif” ou “afro-brasileira”.
A mostra tem curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Fernando Oliva, curador do Museu. O escritório de arquitetura METRO Arquitetos Associados assina a expografia.
Serviço – Exposição: Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência, com visitação de 10 de março a 10 de junho de 2018, no MASP (Avenida Paulista, 1.578 – São Paulo). Ingressos: R$ 35 e R$ 17 (meia).
Nenhum comentário on "Obra da artista Maria Auxiliadora participa de exposição retrospectiva no MASP"