* Carlos Alberto Coquinho Bazani – Pouca gente sabe, mas o Mercado Municipal de Santo André, diferente de sua denominação, não é da municipalidade. É particular e sua história remonta aos anos 60. O empreendimento teve um empurrãozinho da Prefeitura logo no início, mas foi só.
O Mercado tomou forma após a publicação do edital de licitação para exploração e comercialização de 220 boxes, construídos em uma área de 5,2 mil metros. Os comerciantes que atendessem as condições e requisitos legais, e vencessem a concorrência, receberiam a licença de permissionários. Licitação concluída, o Mercado foi inaugurado em meados de 1960.
A freguesia não tinha do que reclamar. Com lojas de roupas e calçados, açougues, peixaria, avícola, avicultura, laticínios e frios, adega, lanchonete, bazar e papelaria, e hortifrúti (atacado e varejo), barbearia e corte de cabelo e salão de beleza feminino, com estacionamento que atendia confortavelmente às necessidades do público consumidor.
Após alguns anos, a Prefeitura transferiu o direito de posse aos permissionários, que passaram a administrar o local através de um condomínio do mercado, constituído e eleito pelos proprietários. Com a chegada das grandes redes de supermercados, magazines e shoppings, o movimento das vendas e a frequência dos consumidores foram diminuindo.
Atualmente, devido a pouca disponibilidade de recursos financeiros, o condomínio executa as reformas para a revitalização do espaço de uma gradativa de acordo com as possibilidades monetárias. Já está em pleno andamento as reformas da rede elétrica e hidráulica, banheiros masculino e feminino, pintura interna e da fachada central, sempre pichada por vândalos, e o recapeamento asfáltico do estacionamento.
Clientes e frequentadores desejam e torcem para o sucesso dessa nova empreitada, e um rápido resgate de um local tradicional e patrimônio histórico da cidade.
E que o nosso velho e querido Mercado volte a funcionar como um grande centro comercial, para a alegria e orgulho de todos os andreenses.
* Carlos Alberto Coquinho Bazani é natural de Santo André. Foi colaborador do Jornal Informação Resumo Jovem; da Gazeta do Grande ABC; da Rádio Orion FM e trabalhou na Assessoria de Comunicação e na Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Santo André. É membro eleito do Conselho Diretor do Fundo de Cultura, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: carlosalbertobazani@gmail.com.br
Lembro da minha infância, quando meu avô me levava aos sábados para as compras.
Infelizmente, um prefeito (não quero citar nome), entregou aos comerciantes, e acabou virando depósito de mercadorias.
Espero que algum Andreense com memória e influência, restaure nosso Mercado Municipal