Nenhum dos 11 candidatos a prefeito de São Paulo se compromete com a transparência

676 0

A cortesia nada custa e tudo compra…

Mary Wortley Montagu.

Apesar dos discursos e propostas de campanhas incluírem mais informações transparentes e participação do cidadão nas decisões de como será gasto o dinheiro de nossos tributos, os candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de São Paulo ainda não se comprometeram com a proposta de Transparência e Controle Social, criada pelo Observatório Social de São Paulo (OSB-SP), com o apoio de mais 10 entidades representativas na capital paulista. Entre os dias 10 e 14 de setembro de 2016, o OSB-SP convidou todos os candidatos a prefeito(a) e vereadores(as) da capital paulista a assumirem o compromisso de implantar o Plano de Transparência e Controle Social proposto, caso eleitos. No entanto, até o dia 28 de setembro de 2016, nenhum dos candidatos havia se comprometido com essa questão. E as eleições (primeiro turno) ocorrem neste domingo, dia 2 de outubro. As propostas se baseiam na experiência acumulada pela Rede Observatório Social do Brasil de Controle Social, a qual pertence o OSB, e foram enriquecidas por debates realizados com representantes sociais de São Paulo e enviadas aos presidentes dos partidos e candidatos a prefeito que participam do pleito eleitoral do ano de 2016. Esta ação ocorre simultaneamente em parte dos 110 municípios, onde estão presentes observadores sociais. Presidente do Observatório Social do Brasil – São Paulo. Esta ação é apoiada pelas seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (SIMPI), Associação Paulista de Fundações (APF); Instituto Viva Cidadania (ANABB), Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental/IRES, Instituto Não Aceito Corrupção e o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (SINDCONT). Os compromissos propostos, se assumidos e colocados efetivamente em prática, em muito auxiliarão no melhor gerenciamento e acompanhamento dos atos da administração, direitos do cidadão assegurados na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional atinente à transparência e ao controle social.

Frase:

Os compromissos elencados no documento são considerados importantes para o alcance da transparência na gestão municipal, para a prevenção de irregularidades e para se evitar o desperdício de recursos públicos na cidade

Paulo Abrahão, Presidente do Observatório Social do Brasil – São Paulo, ao destacar a importância do compromisso público de agilizar e disponibilizar a transparência no Poder Público

Frase:

Temos unidades de saúde, centros culturais e escolas em mau estado de conservação, ou até fechados. Nós vamos colocar a cidade para funcionar. Para isso vamos enxugar a máquina, reduzir o número de secretarias, fazer um levantamento do patrimônio, ver carros e equipamentos que funcionam e colocar para servir a população. O que não tiver jeito faremos um leilão

Wagner Feitoza, o Vaguinho, vereador e candidato do PRB a prefeito de Diadema, ao criticar a gestão do atual prefeito Lauro Michels

Vaguinho fala em recuperação dos equipamentos públicos e no fim da fila nas creches

O candidato a prefeito pela coligação Para Diadema Mudar de Verdade, Wagner Feitoza, o Vaguinho (PRB) fez caminhada nesta sexta-feira (30) pelo Centro, onde conversou com eleitores e comerciantes, falando de suas propostas para a cidade. A região central como os outros centros comerciais terão atenção do governo de Vaguinho, cujo plano de governo prevê a ampliação do vídeo-monitoramento, melhoria das calçadas, e medidas de fomento ao comércio. Recebido com alegria pelos eleitores, Vaguinho ouviu críticas ao atual governo, principalmente na área da Educação. “Hoje temos cerca de 4 mil crianças na fila de espera por creche e 1 mil a espera por vaga na Educação Infantil, nós vamos zerar a fila de espera”, garantiu aos moradores que o abordaram na rua. Há menos de 40 horas do início da votação, neste domingo, Vaguinho avaliou positivamente sua campanha, apesar das dificuldades financeiras e dos ataques do atual prefeito. “Nós não temos a grana que eles (governo) têm. Nosso pessoal é todo voluntário, que acredita no nosso projeto, foram 45 dias de uma campanha difícil, feita na raça, sofremos muita perseguição, mas vamos vencer essa eleição, domingo vamos sair na frente”, destacou. O prefeiturável também disse que na sua gestão, caso eleito, vai colocar todos os equipamentos públicos para funcionar direito.


VAPT-VUPT

ATILA PREGA COMPROMISSO COM OS SERVIDORES…

  • O candidato a prefeito de Mauá Atila Jacomussi (PSB) recebeu a direção do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de Mauá nesta sexta-feira (30) e assinou um termo de compromisso com a pauta de reivindicações da categoria. A diretoria foi representada pelo presidente da entidade, Jesomar Alves Lobo, e pelo diretor sindical Alan da Enfermagem. A Carta Programática contém cinco itens emergenciais: aplicar reposição salarial anual em acordo com a variação da inflação e trabalhar por aumentos reais; aplicar o Plano de Cargos e Salários; reformular o Estatuto dos Servidores Públicos; reformular o Estatuto do Magistério Municipal; reduzir a jornada de trabalho para os cargos de enfermagem e auxiliar de desenvolvimento infantil.

…E O DIÁLOGO COM O SINDSERV

  • “Valorizar o servidor é garantir que os munícipes serão bem atendidos. E o nosso governo será pautado por serviços públicos de qualidade. Nosso diálogo com a categoria será permanente e trabalharemos para resolver os pleitos históricos do funcionalismo público de Mauá”, afirmou Atila Jacomussi. O socialista diz que manterá a postura de diálogo com a entidade de representação da categoria. “Recebi a direção do Sindserv para garantir que nosso governo terá diálogo permanente com a categoria, com foco e dedicação ao cumprimento de pautas históricas que visam melhores condições de trabalho”, disse o candidato.

TUCANOS EM POLVOROSA 1

  • Os tucanos de Santo André ficaram entusiasmados com a divulgação de uma pesquisa por um conhecido jornal da região de que Paulo Serra estaria em segundo lugar e que poderia tirar o petista Carlos Grana de um eventual segundo turno com o socialista Aidan Ravin. O senador Aloysio Nunes (PSDB) participou nesta sexta-feira (30) de uma caminhada ao lado do candidato a prefeito de Santo André pela coligação “Projeto Forte. Mudança Certa”, Paulo Serra (PSDB), no calçadão da Oliveira Lima. E não se fez de rogado, tendo cantado vitória durante a caminhada pelo comércio de Santo André. Em sua fala, o senador destacou a trajetória de Paulo Serra, na vida pessoal e profissional, na militância política, como vereador e secretário. “Eu conheço o Paulinho. Tudo aquilo que ele fez na vida, fez bem feito. E vai ser um grande prefeito de Santo André”. Para Aloysio Nunes, Paulo Serra estará no segundo turno, revelando o desejo de mudança dos moradores de Santo André, que rejeitam a atual gestão e não querem voltar ao passado.

TUCANOS EM POLVOROSA 2

  • Paulo Serra agradeceu a presença do senador e ressaltou a importância de uma liderança nacional do PSDB participar diretamente da campanha nesta reta final. “É mais uma demonstração de que nossa candidatura é a que mais cresce na cidade. A onda azul, que chegou na capital, já invadiu Santo André. A hora agora é de conquistar cada voto e chegar em primeiro lugar no próximo domingo”, completou Serra.

CAMINHADA NA MARECHAL

  • Tarcisio Secoli, candidato a prefeito de São Bernardo, participa neste sábado (1º), véspera da eleição, da Caminhada da Vitória pela Rua Marechal Deodoro. Também estarão presentes o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o vice da chapa, Ramiro Meves. Militantes e apoiadores vão se concentrar em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Rua João Basso, 331, Centro). A caminhada vai seguir no sentido da Praça da Igreja Matriz. Nesta sexta-feira (30), Tarcisio Secoli percorreu os bairros da região da Vila São Pedro. Ele conversou com moradores e comerciantes e apresentou suas ideias para continuar transformando São Bernardo. Tarcisio é candidato pela coligação Pra São Bernardo Seguir Mudando, com 12 partidos: PT, PTN, PT do B, PTC, PSL, PSDC, Pros, PDT, PR, PP, PC do B e PSD..

SALLES QUER SANTO ANDRÉ COMO PROTAGONISTA REGIONAL

  • O advogado e professor universitário Raimundo Salles, candidato a prefeito de Santo André pelo PPS, realizou caminhada na Avenida Itamarati nesta sexta-feira (30). O popular-socialista conversou com a população, visitou o comércio e falou sobre sua plataforma de governo. “Santo André precisa retomar o protagonismo regional, com mais saúde, educação e empregos. Nosso governo terá essa missão”, afirmou Salles.

TÁ MALUCO…?

  • A proximidade do processo eleitoral está deixando muito candidato de cabelos em pé, ou mesmo com a cabeça quente e soltando fogo pelas ventas. Eis que fui incluído, sem ter sido avisado, num grupo político de apoio a um certo candidato a prefeito de São Bernardo, em determinada rede social. Mandei um sinal de positivo até porque, como jornalista, não posso eu ficar declinando apoio a esse ou aquele candidato. E como ‘agradecimento’ fui sumariamente excluído do grupo. Tenho muitos amigos, e os verdadeiros amigos sempre souberam respeitar essa minha postura mais reservada. A vida segue deputado, o senhor anda meio tenso. Nervoso. Não adianta. Vossa Excelência ganhando ou perdendo, eu e o Clique estaremos por aqui. Nem precisa ficar soltando fogo pelas ventas. Take easy!

CAMARGO CORRÊA DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO

  • A Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) chega a São Bernardo, com o empreendimento comercial Jurubatuba Empresarial, o primeiro lançamento da CCDI na região. A torre comercial está estrategicamente localizada em um dos pontos mais requisitados da cidade, a poucos metros da Via Anchieta e cercado por grande parte do comércio, serviços e zonas de valor da região. Além da localização, outro destaque para este empreendimento são as áreas comuns entregues com salas de reunião, auditório, além das nove lojas de conveniência, que já estão sendo comercializadas, para a instalação de cafés ou outros serviços que atenderão os condôminos e seus visitantes.

Tucano Orlando Morando intensifica corpo a corpo nesta reta final

A campanha do candidato a prefeitura de São Bernardo, Orlando Morando, segue a todo vapor e em um ritmo muito acelerado nesses últimos dias de campanha. Ele fez caminhadas nos bairros, visitou os principais centros comerciais e empresas da cidade e percorreu as ruas de São Bernardo do Campo, em cima do carro de som. Nesta sexta-feira (30/09), Orlando Morando esteve na Vila Ferreira e no Riacho Grande, mas já passou por diversos bairros e a recepção dos moradores está sendo ótima. As expectativas são as melhores possíveis, mas Orlando alerta que ainda é necessário muito trabalho. “Nessa reta final da campanha temos que intensificar o corpo a corpo e percorrer todas as ruas possíveis, pois é extremamente importante buscar o máximo de votos até a última hora. Mas nós temos o melhor plano de governo e vamos governar com a população”, comentou Orlando Morando. Orlando falou também sobre a importância de viver em uma cidade digna e ambientalmente sustentável. “É preciso melhorar o ordenamento urbano e a ocupação da nossa cidade, garantindo a sustentabilidade ambiental, a melhoria dos serviços públicos e o acesso a condições de moradia digna para a população de São Bernardo”, finalizou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Nenhum dos 11 candidatos a prefeito de São Paulo se compromete com a transparência"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *