* Maristela Prado – Época de paz e muito amor! Porque só no Natal ficamos mais solidários, sentimentais e com uma necessidade imensa de felicitar as pessoas? Talvez porque ao longo do ano estamos atribulados com nossos projetos e sonhos que traçamos a cada fim de ano e não temos muito tempo de lembrar das pessoas que gostamos, não temos o famoso “Tempo” para parar e visitar alguém.
Mas no Natal, mesmo no meio daquela correria gostosa, encontramos tempo para ligar, enviar uma mensagem e até ir ao encontro. Ficamos mais sensíveis pela data, mas não é o Papai Noel, é Jesus. Refletimos mais, sentimos falta dos que se foram, valorizamos mais os que ainda estão com a gente, sentimos mais vontade de presentear e de estar junto.
Natal é uma data mais do que especial, pois presenteamos para celebrar o aniversariante, Jesus. É fato que hoje virou uma data mais comercial. Uma pena. Não é necessário se importar tanto com presentes, mas com o que representa. Estar com a família já é a melhor coisa.
Dar valor a quem amamos e também a quem não conhecemos, poder presentear uma criança carente com as cartinhas que pegamos no Correio é gratificante e faz um bem enorme. Precisaríamos ter mais essa compaixão, sermos pessoas melhores o ano todo. Conversar, ser gentis, sorrir, ajudar e dar atenção a quem precisa. Um dia nós também precisamos da atenção de alguém e sabemos o quanto isso fez diferença.
O que essa data pede é um olhar diferenciado pelo mundo, mais amor, mais respeito e menos orgulho. Mas não apenas nesse dia ou nessa época do ano. É preciso sempre, todos os dias, dar um pouco do seu tempo, pois há muitos pessoas que precisam de um pouco mais de atençao. Nossas crianças estão crescendo sem o tempo que necessitam de seus pais para o seu amparo. Precisam de diálago também, até para compreensão dos seus limites. Criança que tem atenção aprende o que é respeito. E precisam, mais do que tudo, de afeto e de amor.
É preciso mais amor para as relações melhorarem. O amor está fazendo falta. Não vamos deixar para pensar no bem só no Natal, pois a vida é todo dia. Só não sabemos se amanhã dará tempo de dizer eu te amo, de fazer um carinho, de abraçar aquele amigo que faz tempo que não vê, respeitar o próximo. Espalhe amor, faça o bem, comece a transformação por você. A pessoa que vai nascer a partir daí não sentirá a menor falta de quem você era até esse momento. É Natal, é hora de mudar. Não precisa esperar o novo ano para cumprir promessas que já são feitas há anos. É preciso ter a coragem de mudar. Que seja agora.
* Maristela Prado é Bacharel em Letras e revisora de textos, casada e mãe dois filhos adultos. Leia mais no blog As Letras da Vida
Maristela, vc escreve de uma forma leve, adoro… não tem como não compartilhar, para que minha família tbm possa ler.. Parabéns!!