O lançamento da pré-candidatura, que conta com apoio da vereadora Luana Alves (PSOL), acontece dia 25 de junho no Sindicato dos Professores de São Paulo
Da Redação – Acontece dia 25 de junho, a partir das 17h, o evento presencial de pré lançamento Candidatura-Movimento Pretas, no Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro), localizado à rua Borges Lagoa, 208 – Vila Clementino. O projeto, que conta com 7 mulheres negras, é liderado pela deputada estadual Monica Seixas.
O evento contará com personalidades, como: a deputada federal Sâmia Bomfim, a vereadora Luana Alves, lideranças religiosas, artistas e ativistas de movimentos sociais. “Trata-se de um evento de pré-lançamento da campanha do nosso coletivo. Queremos apresentar para as pessoas este formato, que nos permite uma atuação conjunta que vai para além das eleições, bem como nos mantém conectadas com nossos movimentos e pautas. Nossa expectativa é ter mais um mandato popular e que seja uma escola de formação parlamentar para mulheres negras”, explica Monica Seixas.
O intuito do coletivo é ratificar a presença de mulheres negras na política e com elas seguir priorizando as pautas e lutas dos grupos vulnerabilizados, seja por gênero, raça ou classe social. Além da deputada estadual, o coletivo conta com Ana Laura Cardoso, Karina Correia, Leticia Siqueira das Chagas, Najara Costa, Rose Soares e Poliana Nascimento, que já são lideranças femininas e políticas em diferentes cidades do Estado.
Najara, por exemplo, foi candidata a prefeita em Taboão da Serra nas últimas eleições, sendo uma das mulheres mais votadas da história da cidade. Karina é suplente do mandato de vereança do PSOL, em Osasco. Rose, do coletivo ‘Juntas por Barueri’, terminou as últimas eleições em sétimo lugar. Ana Laura é chefe de gabinete do mandato da vereadora Luana Alves, além de militante de um dos maiores movimentos de educação popular do Brasil, a Rede Emancipa.
Já Poliana é professora da rede estadual, representante da APEOESP – o sindicato dos professores. Letícia Chagas, apesar de ser a mais jovem, já conta com a experiência de ter sido a primeira presidente negra do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP, um dos mais antigos do Brasil. Juntas, elas representam um grupo social que, apesar de majoritário na sociedade, ainda é subrepresentado nas casas legislativas, as mulheres negras.
“Já somos um coletivo. Todas nós tomamos decisões em conjunto e priorizamos as mesmas pautas, que tem sempre a periferia como centro. Agora desejamos abrir mais espaço na Alesp e ampliar a presença de mulheres negras em um espaço predominantemente hetero, branco e machista. Um retrato disso é a violência política que a deputada Monica Seixas vem sofrendo, como quando dizem que colocarão cabresto em sua boca”, finaliza Luana Alves, que além de vereadora na cidade de São Paulo, é uma das coordenadoras da campanha.
Nenhum comentário on "Movimento Pretas realiza evento de lançamento de pré-candidatura para disputar vaga na Alesp"