Motolâncias agilizam atendimentos de urgência e emergência

594 0

Da Redação – Devido à verticalização desenfreada de São Caetano, trabalhar nas ocorrências de atendimento de urgência e emergência é um desafio cada dia maior de Mobilidade Urbana, sobretudo nos horários de pico.

Pensando nisso, de forma inédita na cidade, o prefeito Paulo Pinheiro lançou em maio deste ano duas novas motolâncias totalmente equipadas do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAME)/Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que agilizam a chegada dos socorristas.

Um simulado no Espaço Verde Chico Mendes com mal-estar de vítima, batendo a cabeça em caminhada matinal, atestou a eficiência da equipe do SAME/SAMU. Para acionar, basta ligar 199 ou 0800-7719199 (24 horas).

Segundo dados de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério das Cidades e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), São Caetano tem 139.063 veículos. Desse total, 100.104 são automóveis de passeio para uma população estimada de 158.024 habitantes – uma média de dois carros para cada três pessoas. A localização também é um agravante. O município é passagem para muitos moradores do Grande ABC que têm como destino São Paulo. Neste caso, a frota flutuante é bem maior.

“Entregamos a nova frota da Saúde em outubro do ano passado. Entre os veículos, dez ambulâncias da Prefeitura, quatro do tipo resgate, quatro do tipo suporte básico e duas do tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que se juntaram com as três do SAMU. E, agora, tivemos o estratégico reforço de duas motolâncias. Quero parabenizar nossos heróis pelo trabalho integrado de excelência e de qualidade prestado aos munícipes”, ressaltou Paulo Pinheiro.

O coordenador médico do SAMU 192, Dr. Madson Ribeiro de Souza, explicou que o novo serviço segue a Portaria 2.971 do Ministério da Saúde. “Com esse cenário diário dos congestionamentos, as ambulâncias conseguem chegar nas ocorrências em até 10 minutos. Já as motolâncias, em média, de três a cinco minutos, dependendo da região. São fundamentais para garantir um tempo de resposta rápido, eficaz e seguro. Assim, menores são as sequelas, as complicações e os tempos de internação e de reabilitação, gerando menos custo do tratamento. Estamos falando em salvar vidas. É um grande ganho.”

As motolâncias atuam em conjunto. Após receberem o chamado do SAME, saem da sede do SAMU (Avenida Vital Brasil Filho, 300, Bairro Oswaldo Cruz), onde ficam de prontidão. São duas Honda XRE-300cc conduzidas por enfermeiros e técnicos de enfermagem habilitados, paramentadas com desfibrilador externo automático e kits de vias aéreas, de medicamentos (adulto e infantil) e de trauma. O investimento municipal foi de cerca de R$ 30 mil.

Ocorrências – Em São Caetano, os cinco maiores tipos de ocorrência são quedas, crises convulsivas, acidentes/colisões, paradas cardio-respiratórias e surtos psiquiátricos. Ao todo, 60 profissionais do SAMU realizam os primeiros socorros nos quatro plantões. Os pacientes resgatados são encaminhados para os prontos-socorros do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido e de hospitais referências.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Motolâncias agilizam atendimentos de urgência e emergência"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *