Mostra Teatral Evoca dramatiza memórias e vivências de mulheres

353 0

Mostra no Sesc São Caetano do Sul trará ao público chance de conhecer o processo criativo de uma peça de teatro

Público é convidado a flertar com a performance, compartilhar um processo de criação e participar da desmontagem de um espetáculo

Da Redação – Que tal um encontro com a arte para conhecer os processos cênicos de uma peça de teatro, que farão pensar além do convencional? O Sesc São Caetano organiza essa experiência na mostra teatral “EvocA – A Memória das Mulheres”, que acontece todas as sextas de março, às 20h, trazendo dramaturgias e vivências teatrais inspiradas pelas experiências de artistas-criadoras.

O público é convidado a flertar com a performance, compartilhar um processo de criação e participar da desmontagem de um espetáculo. Os ingressos para as atividades devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Com a proposta de partilhar com o público o processo criativo da encenação de um texto, a atriz Luciana Ramin traz no dia 8 “Todo Sacrifício Feito em Teu Nome”. A peça tem como referência mães torturadas e separadas de seus filhos pela ditadura militar. Após a apresentação, haverá um bate-papo com Luciana, o autor do texto, Rudinei Borges, e a atriz Dulce Muniz, que foi presa pela ditadura e foi uma das fontes de inspiração para a dramaturgia.

No dia 15, conheceremos a história de uma mulher negra, que nasceu em um quilombo, e não aceitou o destino que diziam ser o seu: tornar-se empregada doméstica.

O espetáculo “Os Rastros das Marias”, com direção e dramaturgia de Gabriela Rabelo e interpretação de Cyda Baú, apresenta uma personagem que sai pelo mundo vivendo aventuras, conhecendo histórias e o trabalho de outras mulheres negras de diferentes tempos, que lhe dão força para buscar sua identidade e cultura.

A atriz Tânia Farias, do grupo gaúcho Ói Nóis Aqui Traveiz, apresenta no dia 22 uma desmontagem,  um processo no qual refaz a construção de 4 personagens emblemáticas de seu carreira; todas marcadas por alguma forma de violência de gênero.

Para encerrar a mostra, Janaína Leite traz no dia 29 o monólogo “Conversas com Meu Pai”, com texto e direção de Alexandre Dal Farra. O solo tem como ponto de partida uma caixa com uma infinidade de bilhetes recolhidos pela atriz. O seu conteúdo: frases escritas por seu pai, Alair, que sofreu uma traqueostomia e perdeu a capacidade de fala nos seus últimos anos de vida.

“EvocA é uma investigação sobre dramaturgias e vivências teatrais que falam sobre a memória de mulheres. Por meio de experimentações cênicas, intérpretes criadoras evocam o direito à verdade, o culto à ancestralidade, a memória do corpo, como forma de autoconhecimento e conciliação com os fantasmas de seu passado.

Pensar num teatro que dialoga com as contradições – e violências – de nossos tempos, e propõe estratégias de sobrevivência e humanização, é uma das ambições desta mostra. Que o fazer destas mulheres criadoras nos seja inspirador. “

ADRIANA JUDITH RACHMAN

Programadora do Sesc

Serviço – Sesc São Caetano (Rua Piauí, 554 Santa Paula – São Caetano do Sul), nos dias 8, 15, 22, 29 de março, às 20h. Ingressos: com 1h de antecedência na Central de Atendimento Sesc São Caetano Lugares: 50

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mostra Teatral Evoca dramatiza memórias e vivências de mulheres"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *