Da Redação – Dando continuidade à Mostra Caleidos 20 anos, que celebra as duas décadas de atividades da cia de dança paulistana, o Caleidos apresenta, de 7 a 16 de outubro, na sede do Instituto Caleidos, na Lapa, zona oeste de São Paulo, a remontagem do espetáculo “Mairto”, que discute, por meio da dança e da poesia, a violência contra homossexuais na cultura do macho.
A Mostra Caleidos 20 anos faz parte do projeto “Lapa, eu vou a pé”, contemplado pela 18ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. O projeto, que iniciou em 2015, tem a duração de dois anos e realiza diversas atividades ligadas à dança, cujo objetivo é estabelecer um diálogo do Caleidos Cia. de Dança com o bairro da Lapa, onde fica sua sede.
A mostra é uma das ações públicas que visa construir uma teia de relações cidadãs que permita a aproximação do público local e o conhecimento mútuo dos diversos produtores de cultura da Lapa (núcleos artísticos, cias. de teatro, escolas, bibliotecas etc.) fortalecendo, por meio da arte, as redes de pertencimento ao espaço urbano, ao bairro e à cidade como um todo.
A Mostra Caleidos 20 anos prevê apresentações gratuitas de cinco espetáculos do Caleidos até o final do ano, três remontagens de espetáculos que compõem a história da companhia e dois espetáculos inéditos. No total, serão 30 apresentações gratuitas, com público estimado de 1.500 pessoas.
Mairto – Concebido em 2015, o espetáculo Mairto nasceu a partir da leitura de uma notícia de jornal sobre o assassinato de um homossexual. A notícia se desdobrou em cenas de dança que remetem aos eventos de boxe e MMA. As cenas, divididas como se fossem rounds de uma luta, são jogos dança que dialogam com a poesia propondo diversas leituras e interpretações do crime.
Mairto é o primeiro resultado do Projeto Rosa Azul, que ocupou papel central nos processos de pesquisa do Caleidos Cia durante todo o ano de 2014. O foco de Rosa Azul é a questão da violência na cultura do macho e os espetáculos ligados a esse projeto tematizam os principais alvos dessa violência: homossexuais, mulheres e crianças. “Sobretudo, o objeto da violência na cultura do macho são os afetos, a sensibilidade, a compaixão e os sentimentos de solidariedade. Os portadores desses afetos são as vítimas – mulheres, crianças, homoafetivos, homens menos agressivos – mas a cultura do macho se projeta especificamente contra os afetos, são eles que ofendem o verdadeiro e perigoso macho” – explica o poeta Fábio Brazil que assina a dramaturgia do espetáculo.
A partir da leitura da notícia, foram construídos os poemas que são declamados durante as cenas. “Não seria nem possível, nem desejável mergulhar nessa dramaturgia a partir de uma perspectiva narrativa, para isso já temos a notícia do jornal. Foi preciso pensar nas relações entre os algozes e a vítima, entender os jogos de poder ali estabelecidos e transformá-los em jogos de dança, jogos baseados na linguagem da dança; daí nasceu a dança que se vê em cena”, relata Isabel Marques, que assina a direção de Mairto.
Como em outros espetáculos do Caleidos Cia de Dança, Mairto se instala na interface entre a poesia e a dança. Poemas são declamados ao vivo, dialogando com a música e as cenas de dança que se constroem ao vivo a partir dos jogos de improvisação. A encenação geral remete às lutas esportivas – boxe e MMA – aos eventos que fazem da violência um entretenimento e um esporte. “Foi uma escolha focada na plasticidade, dramaticidade e corporeidade envolvidas nesses eventos, além disso, a relação deles com a cultura do macho é inequívoca, e isso pode convidar o público a participar e refletir sobre a questão da violência contra os afetos na cultura do macho” explica Isabel Marques. Este espetáculo foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2013.
Serviço – Espetáculo Mairto, pela Caleidos Cia. de Dança, de 7 a 16 de outubro de 2016, de sexta a domingo. Sextas e Sábados às 20h; domingos às 19h, na sede do Instituto Caleidos, à Rua Mota Pais, 213, Lapa, São Paulo – SP. Entrada franca. Ingressos devem ser retirados no local com 30 minutos de antecedência. Duração: 50 minutos. Classificação etária: 14 anos. Capacidade: 50 lugares. Tel.: (11) 3021-4970
Nenhum comentário on "Mostra Caleidos 20 anos traz espetáculo Mairto de 7 a 16 de outubro"