Prefeitura divulga série ‘Venci a Covid-19’ com relatos sobre como a pandemia impactou a vida das mais de 45 mil pessoas que estão recuperadas da covid na cidade
Da Redação – Uma menina de três anos que adora gatos e parquinhos, um senhor de 60 anos e uma doméstica são moradores de Diadema que reúnem histórias de superação da covid-19, com internações e gratidão pela equipe de saúde que os acompanhou. A partir de hoje (09/05) e a cada semana, a Prefeitura conta histórias das mais de 45 mil pessoas que contraíram a covid-19 e estão recuperadas, na série ‘Venci a Covid-19’.
A primeira história é de garotinha Maria Heloysa, moradora do bairro Canhema, e que após 12 dias internada por complicações da doença, em 2021, voltou para casa sem sequelas. Apenas após receber a primeira dose do imunizante contra covid-19, a família ficou tranquila e ela pode voltar para a escola. “Minha filha é uma sobrevivente, ela lutou e é meu milagre. Eu tenho gratidão a Deus e à equipe médica”, afirma Patrícia Leal Luiz, mãe da pequena.
O objetivo é mostrar como a doença impactou a vida dos moradores. Com o avanço da vacinação, a flexibilização das medidas restritivas e a desobrigatoriedade do uso de máscara facial, um novo contexto se apresenta e mostrar como é a realidade desses moradores pós covid-19 pode servir de inspiração.
Desde o registro do primeiro caso de covid em Diadema, em 24 de março de 2020, foram 47.627 casos confirmados da doença entre pessoas de zero a mais de 100 anos de idade. Destes, 45.689 pessoas estão recuperadas, o que representa 96% dos casos.
Entre as principais medidas adotadas pela Prefeitura para proteger a população estão o incentivo à vacinação e ao uso de máscara de proteção facial, leitos específicos para pacientes com sintomas respiratórios, criação e atuação do Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para Combate à Covid-19 de Diadema, que monitora os casos e orienta as decisões de combate e prevenção da covid na cidade.
Além disso, o início da vacinação, em 19 de janeiro de 2021, foi um marco para mudar os rumos da pandemia. Hoje, Diadema registra 380.501 moradores vacinados contra a covid-19, o que representa 96,4% da população elegível para vacinação (cinco anos em diante) com ao menos uma dose da vacina (D1) e 91% com o esquema vacinal completo (duas doses na maior parte dos esquemas ou uma dose de Jassen). Além disso, 68% das crianças de cinco a 11 anos receberam a primeira dose e 48% também receberam a D2.
Nenhum comentário on "Moradores de Diadema que venceram a covid-19 contam suas histórias de superação"