Da Redação – De 5 a 8 de dezembro, o morador em situação de rua de Diadema, Robson José Cardoso, vai representar a cidade na 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília. Esta é a primeira vez que um munícipe nessa condição foi eleito delegado, em conferências municipal e estadual, para participar de evento federal em que população e poder público discutem e propõem ações para o setor.
Robson irá até a capital do país para defender propostas que melhorem a vida dos moradores em situação de rua como a revitalização de centros POP, que atendem a população, e oferta de cursos, trabalho e centros de convivência. “Eu sei quais são as dificuldades e a proposta é para que o morador tenha um suporte para mudar sua própria situação. Além disso, o município é pequeno e não podemos priorizar só uma área. Existem várias áreas que podem ser melhoradas”, ressaltou Robson. Para embasar suas propostas, ele estudou a lei orgânica de Diadema e outros temas ligados à área.
Representatividade – Para a coordenadora da Proteção Social Básica de Diadema, Aracélia Lovato, é importante a população estar engajada nas discussões. “Os usuários dos serviços são os protagonistas. Eles devem estar engajados nesse processo para que, juntos com os trabalhadores e gestores, apresentem propostas de acordo com suas necessidades, que fortaleçam e ampliem as ofertas dessa política de assistência social. Essas ações devem ofertar ao indivíduo e às famílias condições para enfrentamento a situações de vulnerabilidade, riscos e violações a que estão expostos”, afirma.
Robson frequenta o Centro Pop do município desde 2015 e foi convidado pela equipe técnica para participar das discussões, pela primeira vez, na 12ª Conferência Municipal, realizada em 20 de julho deste ano. No encontro, o morador foi eleito um dos quatro delegados. Já no evento estadual, entre 3 e 5 de outubro em Águas de Lindóia, foi indicado como representante titular de Diadema para a Conferência Nacional. A região do ABCD levará seis delegados. A participação de Robson ainda trouxe o desejo de conquistar novas oportunidades como cursar uma faculdade. “Mudou a minha forma de pensar. É um novo mundo”, finalizou.
Centro Pop – O Centro Pop é um serviço considerado de porta aberta ou livre demanda, que oferece banho, ligações e guarda-volume para moradores em situação de rua. A pessoa que chega ao Centro Pop é acolhida, vinculada ao serviço, responde um questionário e os técnicos avaliam a necessidade das demandas. Além disso, a equipe também realiza a abordagem desses moradores. Em média, são atendidas 40 pessoas diariamente.
Serviço – 11ª Conferência Nacional de Assistência Social “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, de 5 a 8 de dezembro de 2017, em Brasília.
Centro Pop (Avenida Alda, 465 – Centro. Tel.: 4053 5267), com Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Nenhum comentário on "Morador em situação de rua vai representar Diadema em Conferência Nacional de Assistência Social"