Modernizada, Praça Lauro Gomes é reinaugurada e volta à população

4120 0

      Texto: Carla de Gragnani – Fotos: Gabriel Inamine e Omar Matsumoto/PMSBC

Da Redação – Silenciosa testemunha do desenvolvimento urbano na região central de São Bernardo, a Praça Lauro Gomes, inaugurada em 20 de agosto de 1954, teve seus portões reabertos à população nesta quarta-feira (20/12), após ser submetida a um intenso processo de reforma e revitalização ao longo dos últimos cinco meses.

Depois de se ver livre do comércio ilegal e outras atividades irregulares, o espaço teve suas dependências devolvidas para uso do público, passando a contar com novos banheiros, uma base da Guarda Civil Municipal (GCM), serviço de Wi-Fi, além de novo playground, gradil, portões e bancos, dentro do conceito Praça-Parque.

Considerada a menina dos olhos do espaço, a Fonte Princesa Isabel também teve sua estrutura restaurada, voltando a ser ativada após 30 anos de desuso. Outra novidade entregue aos freqüentadores é a Casa dos Engraxates, que abriga três grandes cadeiras de engraxate, que serão utilizadas por cinco profissionais autorizados pela Prefeitura. A reabertura do local foi comandada pelo prefeito Orlando Morando, em ato que reuniu cerca de 400 pessoas no interior da praça.

“Hoje é um dia de extrema importância, não apenas pela recuperação deste espaço, mas pelo que esta praça representa para a cidade e pela história que está sendo recuperada. Além disso, estamos dando um lugar digno para a família de São Bernardo freqüentar e para estes engraxates atuarem”, celebrou o chefe do Executivo. Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, o historiador e colunista Ademir Medici, além de integrantes do primeiro escalão, vereadores, e população.

Todo o investimento no novo espaço está sendo realizado em parceria com a Setin Incorporadora, que investiu R$ 1 milhão nos serviços. “Esta praça está no coração de São Bernardo e estamos felizes em entrar com esta ‘contrapartida cidadã’. Hoje, estou sentimentalmente tocado em poder trazer de volta a praça para as pessoas. Demorou 30 anos para que um gestor responsável tivesse a coragem de tirar esta reforma do papel”, disse Antônio Setin, proprietário da empresa parceira na restauração da praça.

Base da GCM – Um dos compromissos assumidos pela gestão para garantir a segurança dos freqüentadores e evitar o retorno de práticas irregulares, uma nova base comunitária fixa e 24h da GCM também foi inaugurada nas dependências da praça. O posto terá caráter de apoio, auxiliando no monitoramento de toda a Marechal Deodoro e adjacências. O local atende aos padrões de qualidade técnicos, proporcionando local apropriado para atuação da guarda.

Recuperação e valorização – Ao iniciar a gestão em janeiro, a atual Administração se deparou com um cenário de profundo abandono e descuido da Praça Lauro Gomes. Imediatamente, autorizou uma série de reparos e intervenções que devolveram todo o complexo para uso da população. Em uma das ações, Morando assumiu a limpeza do busto em homenagem ao primeiro chefe do Executivo da cidade, Wallace Simonsen (entre 1945 e 1947), que estava sujo e deteriorado.

Após a medida, a Prefeitura retirou o comércio irregular presente na Praça, deslocando-o para outras áreas da cidade. Já os ambulantes que atuavam no corredor ao lado da Lauro Gomes ganharam 37 boxes organizados na Rua Marechal Rondon.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Modernizada, Praça Lauro Gomes é reinaugurada e volta à população"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *