Texto: Carla de Gragnani – Fotos: Gabriel Inamine e Omar Matsumoto/PMSBC
Da Redação – Silenciosa testemunha do desenvolvimento urbano na região central de São Bernardo, a Praça Lauro Gomes, inaugurada em 20 de agosto de 1954, teve seus portões reabertos à população nesta quarta-feira (20/12), após ser submetida a um intenso processo de reforma e revitalização ao longo dos últimos cinco meses.
Depois de se ver livre do comércio ilegal e outras atividades irregulares, o espaço teve suas dependências devolvidas para uso do público, passando a contar com novos banheiros, uma base da Guarda Civil Municipal (GCM), serviço de Wi-Fi, além de novo playground, gradil, portões e bancos, dentro do conceito Praça-Parque.
Considerada a menina dos olhos do espaço, a Fonte Princesa Isabel também teve sua estrutura restaurada, voltando a ser ativada após 30 anos de desuso. Outra novidade entregue aos freqüentadores é a Casa dos Engraxates, que abriga três grandes cadeiras de engraxate, que serão utilizadas por cinco profissionais autorizados pela Prefeitura. A reabertura do local foi comandada pelo prefeito Orlando Morando, em ato que reuniu cerca de 400 pessoas no interior da praça.
“Hoje é um dia de extrema importância, não apenas pela recuperação deste espaço, mas pelo que esta praça representa para a cidade e pela história que está sendo recuperada. Além disso, estamos dando um lugar digno para a família de São Bernardo freqüentar e para estes engraxates atuarem”, celebrou o chefe do Executivo. Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, o historiador e colunista Ademir Medici, além de integrantes do primeiro escalão, vereadores, e população.
Todo o investimento no novo espaço está sendo realizado em parceria com a Setin Incorporadora, que investiu R$ 1 milhão nos serviços. “Esta praça está no coração de São Bernardo e estamos felizes em entrar com esta ‘contrapartida cidadã’. Hoje, estou sentimentalmente tocado em poder trazer de volta a praça para as pessoas. Demorou 30 anos para que um gestor responsável tivesse a coragem de tirar esta reforma do papel”, disse Antônio Setin, proprietário da empresa parceira na restauração da praça.
Base da GCM – Um dos compromissos assumidos pela gestão para garantir a segurança dos freqüentadores e evitar o retorno de práticas irregulares, uma nova base comunitária fixa e 24h da GCM também foi inaugurada nas dependências da praça. O posto terá caráter de apoio, auxiliando no monitoramento de toda a Marechal Deodoro e adjacências. O local atende aos padrões de qualidade técnicos, proporcionando local apropriado para atuação da guarda.
Recuperação e valorização – Ao iniciar a gestão em janeiro, a atual Administração se deparou com um cenário de profundo abandono e descuido da Praça Lauro Gomes. Imediatamente, autorizou uma série de reparos e intervenções que devolveram todo o complexo para uso da população. Em uma das ações, Morando assumiu a limpeza do busto em homenagem ao primeiro chefe do Executivo da cidade, Wallace Simonsen (entre 1945 e 1947), que estava sujo e deteriorado.
Após a medida, a Prefeitura retirou o comércio irregular presente na Praça, deslocando-o para outras áreas da cidade. Já os ambulantes que atuavam no corredor ao lado da Lauro Gomes ganharam 37 boxes organizados na Rua Marechal Rondon.
Nenhum comentário on "Modernizada, Praça Lauro Gomes é reinaugurada e volta à população"