Da Redação – Com o objetivo de promover e estimular o uso racional da água e compartilhar experiências positivas desenvolvidas nas unidades da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Bernardo realizou, nesta segunda-feira (16), o seminário Práticas de Sustentabilidade: Minha Escola Cuida da Água. A iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias de Gestão Ambiental e de Educação.
Escolas de todas as regiões da cidade apresentaram trabalhos realizados com o objetivo de conservar ou recuperar nascentes e corpos d’água, além de mobilizações envolvendo a comunidade escolar (atividades feitas com a comunidade, como debates, passeatas e outros trabalhos), intervenções estruturais na escola (como a construção de cisternas para reutilização de água da chuva e outras práticas que tenham como resultado o uso racional da água). Também a abordagem do tema no currículo de várias disciplinas, contação de histórias sobre a água, campanhas e mobilizações internas e estudo do meio, entre outras ações, fizeram parte da grade de trabalhos.
A atividade, realizada no Centro de Formação de Profissionais de Educação (Cenforpe), contou com a apresentação de 18 experiências positivas testadas nas escolas municipais e a participação dos secretários de Gestão Ambiental, João Ricardo, de Educação, Paulo Dias, e de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli.
Entre as experiências exitosas apresentadas, a dos alunos do curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Marly Buissa Chiedde, que desenvolveram sistema de “potejamento” (pote de cerâmica enterrado com água ao lado de plantas) em canteiro de hortaliças.
A professora de agricultura urbana da unidade, Julia Alice Vila, explicou que em um primeiro momento, a ideia era desenvolver sistema de cisterna para captar água e manter a horta. “Mas quem iria cuidar das hortaliças no período das férias escolares? Levamos o problema para a sala de aula e dois alunos sugeriram a técnica do “potejamento.”
A técnica implementada na escola consiste em enterrar potes de cerâmica com água para que as plantas tenham de onde retirar água. “Registramos economia de 70% de água de rega. Antes, usávamos cinco regadores quatro vezes por semana para aguar a horta. Hoje usamos a mesma quantidade de regadores uma vez por mês”, disse a professora.
A experiência da escola foi apenas uma das apresentadas no seminário, que contou ainda com painéis, trabalhos desenvolvidos pelas crianças em sala de aula sobre a importância de economizar água, apresentação de ações de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura de São Bernardo, palestras e debates.
Tarcisio Secoli afirmou que é importante levar esse debate para os alunos da rede municipal, pois serão eles que cobrarão os pais em casa e iniciar uma transformação dos hábitos do dia a dia. “Esses estudantes são multiplicadores de informações e podem ajudar a mudar ações dentro de suas próprias casas, economizando mais água”, destacou.
Já o secretário de Gestão Ambiental salientou que a ação em conjunto das secretarias é importante para consolidar as atividades de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura. “É importante que todos estejam engajados e saibam da importância da separação do lixo, de não jogar o óleo de cozinha usado no ralo da pia, entre outras medidas que temos tomado para melhorar a qualidade de vida na cidade”, destacou.
Uma publicação compilando todas as experiências do seminário deve ser editada no início de 2016.
Nenhum comentário on "Minha Escola Cuida da Água mostra trabalhos em seminário em São Bernardo"