Mariana Da Cruz Mascarenhas – O calor de aproximadamente 37 graus não foi suficiente para intimidar os milhares de fiéis que se aglomeraram, neste último 12 de outubro de 2017, em frente ao Santuário Nacional de Aparecida, sob um sol escaldante, no espaço aberto da Esplanada João Paulo II – localizado entre a Basílica e a praça de alimentação. Unidos pela fé e louvor a Nossa Senhora Aparecida, cerca de 40 mil pessoas vindas de todo o Brasil e também de outros países participaram da missa solene das 9h30, no dia que marcou a comemoração do jubileu dos 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil nas águas do Rio Paraíba.
Devido à grande quantidade de fiéis presentes, a celebração foi campal e iniciou-se com um belo vídeo do Papa Francisco, transmitido num telão, que pediu desculpas por não poder vir ao Brasil prestigiar a Mãe Aparecida, confiando a missão ao seu representante, o cardeal Giovanni Battista, que também celebrou a missa presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Dentre as palavras do pontífice, ele pediu a cada um para conservar a esperança, confiando em Deus e em Nossa Senhora.
A celebração contou ainda com a participação de Agnaldo Rayol, que cantou Ave Maria, e encerrou-se com a transmissão, no telão, da coroação da verdadeira imagem de Nossa Senhora no nicho da Basílica, com uma nova coroa de ouro formada por 68 pedras de diamantes. Minutos antes, aconteceu no altar da Esplanada João Paulo II, o rito de lançamento do selo comemorativo dos 300 anos de Aparecida.
Segundo dados parciais da assessoria de imprensa do Santuário Nacional, até o meio dia, horário de encerramento da Missa Solene, cerca de 155 mil peregrinos já haviam passado pela Basílica. Para muitos, a peregrinação começou muitas horas e até dias antes, com a caminhada até a cidade de Aparecida. Quem foi a região, vindo da direção de São Paulo, por exemplo, pôde acompanhar os inúmeros romeiros caminhando pela estrada, principalmente a partir da cidade de São José dos Campos. Além dos caminhantes, muitos ciclistas também faziam o percurso como forma de devoção.
A programação do dia 12 iniciou-se com a realização de uma vigília dentro da Basílica, seguida pela reza do Terço dos Homens e das Mulheres na Esplanada João Paulo II, onde também foi celebrada a missa das 5h, que já reunia milhares de fiéis no espaço. Ao longo de todo o dia ocorreram outras celebrações, marcando essa data especial, cujas festividades encerraram-se com um show de artistas famosos às 20h30, acompanhado pela queima de fogos.
Como acontece todos os anos, a multidão presente na cidade revela a manutenção da crença do povo, que não mede esforços para agradecer, pedir, demonstrar sua fé, enfim, pela Mãe Aparecida. Segundo dados da administração do Santuário, cerca de 12 milhões de fiéis passam pela cidade ao longo de todo o ano. Mais um exemplo da grandiosidade da fé brasileira, que se mantém viva ao longo do tempo.
Nenhum comentário on "Fiéis enfrentam filas e calor para celebrar os 300 anos de Aparecida"