Texto: Renata Nascimento (PMD)
Da Redação – Para acolher as mulheres da cidade em sua integralidade, a Prefeitura de Diadema realizou série de atividades temáticas dentro do universo feminino na terceira semana de programação do Mês da Mulher na cidade. A inspiração de empreendedorismo veio com a palestra da empresária Fátima Maratinazzo que, após se aposentar como professora no ensino público, iniciou a segunda faculdade e criou a marca Pantera Negra, linha de cosméticos para público afrodescendente.
“Para atrair a atenção dos alunos nas aulas de física e química, comecei a fazer perfumes, cremes e sais de banho. Eles estudavam as reações químicas e tinham na educação uma saída para a renda em casa. Após os 60 anos fui fazer engenharia e foi então que vi a cosmética de uma forma profissional”, explicou a empresária no encontro realizado na segunda-feira (14), no Centro Cultural Vladimir Herzog. Ela ainda falou sobre os desafios de montar uma empresa e a decisão direcionar os produtos para um público específico. “Nós, mulheres negras, temos necessidades que precisam ser atendidas, como os produtos para pele negra. Um exemplo é o pó compacto, já que somos várias mulheres negras, mas não temos o mesmo tom de pele”, afirma.
O debate sobre o feminicídio foi realizado pela coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Cleone Santos, no Supermercado Clube de Campo, no bairro Serraria, em 16 de março. No evento também foram arrecadados absorventes e itens de higiene feminina para a Campanha Ciclo do Bem. Mais informações sobre a campanha em http://www.diadema.sp.gov.br/27174-fundo-social-lanca-programa-ciclo-do-bem.
A semana fecha com atividades da área da saúde como as palestras “Mulher e o HIV”, realizada pelo Coordenador do Centro de Referência IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Alexandre Yamaçake, que também contou com a distribuição de preservativos e sorteio de brindes, em ações voltadas para mulheres dos programas Frente de Trabalho e Nosso Bairro Melhor, realizadas nos dias 15 e 16, respectivamente, e a palestra “Saúde Mental dos profissionais da saúde no contexto da pandemia da covid-19″, realizada pela psicóloga Eliana Pintor nesta sexta-feira (18), no Quarteirão da Saúde.
Em dois anos de pandemia, muitos fatores contribuíram para que o emocional da população em geral e, principalmente, das mulheres tivesse algum momento de abalo. Buscar alternativas para o equilíbrio é importante para conseguir enfrentar a situação com menos sofrimento. Eliana Pintor, psicóloga, foi a palestrante do evento.
A atividade também contou com a apresentação do “Perfil epidemiológico da Covid-19 em profissionais da saúde no município de Diadema”, um estudo realizado com os profissionais da rede municipal de saúde em 2020 e foi apresentado por Mary Anne Perez, enfermeira e coordenadora do Cerest Diadema.
Mais atividades
O Mês da Mulher é uma realização da Prefeitura de Diadema, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e parceria com diversas secretarias municipais. Para a próxima semana estão previstas atividades como roda de conversa sobre “Alimentação da Mulher”, contação de histórias “As novas Aventuras de Chapeuzinho Vermelho no Dia da Mulher”, dança, workshop e lançamento de livro “Perspectiva de Conexões nas Experiências Criativas do Corpo que Dança”, palestra sobre “Importância doo 8 de março e resgate histórico”, roda de conversa “A mulher em ação compartilhada”, aulão de zumba, espetáculo “O músico e a bailarina”, teatro infantil “A árvore mágica e seus segredos”, roda de conversa “Mulherando com Paula Bazílio”, música “Letícia Sabaella e Caravana Tonteria” e muito mais.
A programação começou em 2 de março e segue até dia 31. Mais informações sobre horários e endereços em http://www.diadema.sp.gov.br/mesdamulher.
Nenhum comentário on "Mês da Mulher traz saúde, segurança, empreendedorismo e solidariedade feminina"