Mercado Municipal do Rudge Ramos completa 50 anos de história

792 0

Texto: Kati Dias – Fotos: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – Patrimônio histórico-cultural de São Bernardo, o Mercado Municipal do Rudge Ramos (Avenida Caminho do Mar, 3344) completou 50 anos de história neste sábado (10), com uma grande festa.

Inaugurado em 1968, o mercadão conta com 65 lojas, com diversos tipos de produtos, que vai das verduras, legumes, carnes e laticínios a calçados, roupas, papelaria e utensílios domésticos. Possui cerca de 3.000 frequentadores por semana. Mais do que um espaço para compras, o Mercado Municipal do Rudge Ramos fortaleceu ao longo desses anos a relação de amizade entre os comerciantes e moradores.

Frequentador do espaço, o prefeito Orlando Morando exalta a trajetória e toda a representatividade do Mercadão. “A Prefeitura apoia todas ações que valorizam a história da nossa cidade. Este lugar, em especial. Sua tradição é reconhecida por toda a população”, disse.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, é fundamental preservar o patrimônio histórico-cultural da cidade, por isso esta Pasta está à frente de toda a programação. ““Vínhamos ao Mercado do Rudge em passeios de final de semana. Sendo uma das metas do governo Orlando Morando, o resgate e estímulo a pontos tradicionais da cidade, esta festa, em ação conjunta, para comemorar 50 anos do espaço, ratifica esse propósito”, disse.

A comerciante Sonya Centurion, 56 anos, mantém duas lojas no Mercado Municipal do Rudge Ramos desde 1976. Tudo começou quando sua mãe participou da licitação para outros ramos – desde sua inauguração, em 1968, o mercado só contava com alimentos – e abriu um bazar. “Vinha trabalhar com ela desde os 14 anos. Tinha o sonho de fazer psicologia, mas o trabalho no dia a dia fez com que me apaixonasse pelo que fazia. E assumi o negócio, hoje dividido em duas lojas – uma papelaria e um bazar”, afirmou Sonya, que já foi presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal por dois mandatos.

A permissionária Marlene Farias José, 78 anos, está no mercado desde a sua fundação, 10 de novembro de 1968, com um açougue. “Eu e meu marido fechamos um açougue que tínhamos em Santo André. Naquela época, não havia comércio no Rudge Ramos, foi o primeiro mercado que abriu no bairro. Passamos por muita coisa. Perdi meu marido, cinco anos depois, e contei com a ajuda dos meus pais e filhos para manter o açougue em funcionamento”, afirmou.

Há alguns anos, Marlene pensou em vender o espaço, mas o neto Rodrigo Papadopolli, de 28 anos, deixou a profissão de veterinário para continuar tocando o negócio da família. “Minha família construiu sua vida aqui. E não podia deixar essa história morrer”, complementou.

Revitalização, com parcimônia – O Mercado Municipal deverá passar por uma revitalização para melhorar a sua acessibilidade, além de outras intervenções que estão em estudo. As obras deverão ser feitas pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a Associação dos Permissionários do Mercado Municipal. O comerciante Bruno Pereira Pinto Flório, 31 anos, proprietário de um empório no local, já deu seu recado. Não deseja grandes mudanças.

Sua família possui boxes no Mercado Municipal de São Paulo e lamenta as transformações realizadas no local. “O Mercado Municipal do Rudge Ramos tem de continuar do jeito que está. Aqui é um ponto comercial, no qual as pessoas compram o que precisam, não um ponto turístico. As mudanças no Mercado Municipal de São Paulo acabaram matando os pontos comerciais, e o diferencial daqui é ser exatamente do jeito que é”, disse.

O Mercado Municipal do Rudge Ramos funciona de segunda à sábado, das 8h às 19h, e está localizado na Avenida Caminho do Mar, 3.344, bairro Rudge Ramos.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mercado Municipal do Rudge Ramos completa 50 anos de história"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *