Da Redação – A Prefeitura de Mauá criou mais uma ferramenta para aumentar o número de pessoas imunizadas contra a Febre Amarela na cidade. Desde esta quinta-feira (15), uma van da Secretaria de Saúde percorre as regiões do município que possam apresentar condições propícias a contaminação da doença para aplicar as vacinas de porta em porta na população. E neste sábado (17), acontece o segundo Dia D da Vacinação contra a Febre Amarela. Todas as UBSs de Mauá funcionarão das 8h às 17h.
O primeiro bairro a receber a campanha itinerante de vacinação foi o Feital, onde a van deverá ficar até sexta-feira (16). O local foi escolhido por estar próximo às áreas de vegetação, onde há maior risco de contaminação da doença.
“Essa é uma iniciativa que criamos para aumentar o número de pessoas imunizadas em Mauá, de modo que a Febre Amarela continue longe de nossa cidade. O trabalho preventivo é fundamental para garantir a saúde de todos”, comenta o prefeito Atila Jacomussi, reiterando que nunca houve nenhum caso confirmado da doença no município.
A equipe responsável pela vacinação itinerante é composta por um motorista, agentes comunitários, técnico de enfermagem e enfermeiro. Os profissionais percorrem as casas e verificam as carteiras de imunização dos moradores. Quem ainda não tiver tomado a vacina é convidado a receber uma dose da vacina contra a Febre Amarela.
Campanha nas UBSs – Desde o dia 25 de janeiro, todas as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá estão vacinando contra a Febre Amarela. Até a última sexta-feira (9), 88.297 pessoas foram imunizadas no município. Desse total, 61.116 cidadãos têm entre 15 e 59 anos, o que equivale a 69,22% do total. Outras 20.735 pessoas vacinadas (23,48%) têm até 14 anos. Por fim, 6.446 pessoas com mais de 60 anos se vacinaram, o equivalente a 7,3%.
A UBS São João foi a que aplicou maior quantidade de doses: 7.455, seguida por Zaíra II (6.784), Feital (5.836), Parque São Vicente (5.756), Magini (5.560) e Santista (5.461).
Nenhum comentário on "Mauá faz campanha itinerante de vacinação contra Febre Amarela"