Marisa Letícia teve morte cerebral anunciada por médicos

768 0

Da Redação – A ex-primeira-dama e mulher do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia Lula da Silva, 66, teve morte cerebral anunciada nesta quinte-feira (2), em razão de complicações causadas por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico.

Dona Marisa estava internada em estado grave no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o último dia 24 de janeiro. Lula e sua família autorizaram o procedimento de doação de órgãos após constatação de “ausência de fluxo cerebral”. O corpo será velado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, à Rua João Basso, 231, no Centro, e o enterro será nesta sexta-feira.

Marisa Letícia nasceu no dia 7 de abril de 1950, em São Bernardo, onde conheceu o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva em 1973. O casal oficializou a união no ano seguinte e teve três filhos: Fábio, Sandro e Luís Cláudio. À Marisa é atribuída a confecção da primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT), na época da fundação do partido, em 1980. Em 2003, Marisa se tornou primeira-dama do país, junto com a eleição do marido à Presidência da República.

Em postagem nas redes sociais, o ex-presidente agradeceu às “manifestações de carinho e solidariedade”. Marisa Letícia chegou a apresentar uma ligeira melhora na terça-feira (31), e a sedação começou a ser reduzida. Como ela não reagiu bem, voltou a ser sedada. No dia anterior, os médicos haviam informado, em boletim médico, que a ex-primeira dama tinha tido “trombose venosa profunda” detectada nos membros inferiores. A equipe utilizou um filtro de veia cava para impedir que coágulos se deslocassem para outras regiões do corpo.

Além do filho de seu primeiro casamento, Marcos, adotado por Lula, Marisa deixa os filhos Fábio, Sandro, Luís Cláudio, a enteada Lurian (filha do ex-presidente com uma ex-namorada), e o marido, Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois foram casados por 43 anos. Na primeira manifestação pública e presencial sobre o estado de saúde da mulher, na última segunda-feira (30), Lula afirmou a simpatizantes, em São Paulo, que “a pressão e a tensão fazem as pessoas chegarem ao ponto que a Marisa chegou”.

“Eu acho que a pressão e a tensão fazem as pessoas chegarem ao ponto que a Marisa chegou. Mas isso não vai fazer eu ficar chorando pelos cantos. Vai ficar apenas batendo na minha cabeça, como mais uma razão para que a luta continue”, afirmou Lula a representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens.

Tensão – Dona Marisa era ré em uma ação penal, junto com o marido, na Operação Lava Jato. Eles respondem pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht. Segundo o Ministério Público, Lula recebeu propina da empreiteira Odebrecht por intermédio do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que também virou réu na ação, ao lado do empreiteiro Marcelo Odebrecht, e outras cinco pessoas.

De acordo com a investigação, o dinheiro foi usado para comprar um terreno, que seria usado para a construção de uma sede do Instituto Lula (R$ 12,4 milhões), e um apartamento em frente ao que mora em São Bernardo (R$ 504 mil). A defesa de Lula informou que o ex-presidente aluga o apartamento vizinho ao seu.

Além disso, acrescentou que o Instituto Lula funciona no mesmo local há anos e que o petista nunca foi proprietário do terreno em questão. Segundo os advogados do ex-presidente, a transação seria um “delírio acusatório”.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Marisa Letícia teve morte cerebral anunciada por médicos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *