A palavra precipitada e ferina, antes de ferir o ouvido alheio, entenebrece os processos mentais do seu autor, com a sombra da invigilância…
André Luiz.
Marinho participa de palestra com a presidente afastada Dilma Rousseff na UFABC
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participou nesta segunda-feira (18), na Universidade Federal do ABC, de palestra com a presidente Dilma Rousseff durante ato organizado pela associação de docentes da universidade em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Participaram o reitor e o vice-reitor da instituição, estudantes, representantes de movimentos estudantis, de professores e do Sindicato dos Professores do ABC. Em saudação rápida aos presentes, o chefe do Executivo alertou sobre mudanças que o governo interino tenta implementar na estrutura do ensino no país, que preocupam os meios estudantil e acadêmico e que motivou a realização da palestra. “A universidade não poderia faltar em um momento histórico como este, de defesa da democracia e dos direitos que estão sendo atropelados, como o programa Ciência sem Fronteiras. Estão com medo que o Brasil continue se desenvolvendo e diminuindo as desigualdades.” O Ciência sem Fronteiras prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. O temor de alunos e professores é que mudanças no programa venham a prejudicá-los por meio da diminuição no repasse de verbas às universidades e no número de bolsas nos próximos anos. Segundo a presidente afastada Dilma Rousseff, um dos sinais de que tais mudanças no programa poderão ocorrer é a intenção do governo interino de estabelecer limites para investimentos em Educação e Saúde para os próximos 20 anos. Outro ponto que, segundo a presidente, pode prejudicar o ensino no país é a proposta do governo interino de promover mudanças na legislação para privatizar a exploração do pré-sal. “Estão querendo acabar com o modelo de partilha que vai garantir que a ‘parte do leão’ desse petróleo que nós sabemos onde está, conhecemos a qualidade, sabemos como extrair, não resulte em benefícios para toda a população. Querem privatizá-lo e privatizar, neste caso, significa destinar a poucos grupos econômicos a ‘parte do leão'”, pontuou, ao definir a vinculação dos royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal para educação pública como um dos principais legados do seu governo.
Frase:
Fazem isso porque são os dois setores com gastos mais volumosos. É claro que é necessário melhorar a qualidade do ensino no país, mas isso não se faz com cortes e sim com investimentos em pesquisa, em tecnologia e melhora no salário dos professores. Em nosso governo aumentamos em 360% os gastos com custeio das universidades federais e criamos 4 milhões de vagas nas faculdades particulares para alunos de baixa renda por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos)
Dilma Rousseff, presidente afastada, nesta segunda-feira, durante palestra no campi de São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC), ao comentar os cortes pretendidos no setor da Educação
Frase:
A Prefeitura não pode virar as costas para essa situação. É preciso cuidar da Saúde do nosso povo. É uma vergonha Mauá não ter um centro público de hemodiálise. Vamos seguir firmes nessa luta e só descansaremos quando o tratamento estiver disponível, porque cuidar bem de uma cidade é cuidar da Saúde do povo
Atila Jacomussi, deputado estadual pelo PCdoB de Mauá, prefeito de São Caetano, ao falar sobre sua participação na Festa de São Bento, na última segunda-feira
Deputado Atila Jacomussi acompanha processo de retorno do tratamento de hemodiálise à Mauá
Para acompanhar o processo de retorno do tratamento de hemodiálise à Mauá, o deputado estadual Atila Jacomussi visitou a Santa Casa de Misericórdia de Mauá nesta segunda-feira (18). O tratamento deixou de ser feito na cidade há pouco mais de três anos, período em que a Prefeitura cortou o pagamento complementar a tabela SUS (Sistema Única de Saúde) pelo serviço. Atila Jacomussi visitou o Dr. Celso José Reis, da CTN (Centro de Tratamento em Nefrologia), que garantiu que o centro apresentou toda a documentação à Secretaria de Segurança do Estado para que o tratamento volte a ser feito para quem utiliza a rede pública de Saúde. “O processo está encaminhado, aguardamos apenas a habilitação da CTN junto ao SUS. Esperamos que em breve o povo de Mauá possa contar com o tratamento de hemodiálise. Pessoas que precisam fazer a hemodiálise estão utilizando o serviço em outras cidades, o que é muito ruim, pois já estão debilitados e ainda precisam pagar pelo transporte”, disse Atila Jacomussi. Mauá, Ribeirão Pies e Rio Grande da Serra têm em torno de 300 pacientes que necessitam da hemodiálise, tratamento que deve ser feito de duas a quatro vezes por semana. O recadastramento do serviço no SUS foi uma conquista de Atila Jacomussi. O deputado garantiu o processo junto ao governador Geraldo Alckmin e em conversa com a direção técnica da Secretaria de Saúde do Estado.
MUTIRÃO DE CRÉDITO 1
- Nesta quarta-feira, dia 20, Ribeirão Pires sediará o Mutirão de Crédito Orientado do Grande ABC, que reunirá serviços gratuitos às micro e pequenas empresas da cidade. Orientações sobre linhas de financiamento disponíveis no mercado, bem como palestra e atendimento técnico serão oferecidos aos participantes durante o evento, que acontecerá das 8h30 às 13h, no Salão Social do Ribeirão Pires Futebol Clube, localizado na Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 330 – Centro. No evento, os empresários terão acesso à orientação necessária para obter crédito saudável através de palestra “Faça do Crédito seu aliado e não uma armadilha”, e informações sobre a nova linha de crédito para capital de giro destinada às micro e pequenas empresas que utiliza recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Instituições financeiras participam da atividade para Rodada de Negócios e esclarecimento de dúvidas.
MUTIRÃO DE CRÉDITO 2
- Também será disponibilizado atendimento do Sebrae SP em consultorias, aplicação de questionário do Perfil de Crédito e esclarecimento sobre o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE). Os interessados em participar da edição do Mutirão em Ribeirão Pires devem se inscrever previamente pelos telefones 0800-570-0800 ou 4433-4270. O Mutirão de Crédito Orientado do Grande ABC é realizado por meio de parceria entre Sebrae Nacional, Sebrae SP, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
A TOCHA EM SANTO ANDRÉ 1
- A Tocha Olímpica passará por Santo André no próximo sábado, dia 23. Proveniente da cidade de São Caetano, ela chegará em um veículo na Av. Dom Pedro II, na altura do n. 2449, por volta das 15h. De lá terá início o percurso, que seguirá pela Av. Dom Pedro II, Rua das Monções, Rua das Figueiras, Paço Municipal, Rua Delfino Moreira, Rua Bernardino de Campos, Rua Campos Sales, Rua Luis Pinto Flaquer, Rua Coronel Fernando Prestes, Rua Pilar, Av. Pereira Barreto, Av. Valdemar Mattei, até o Parque Central. O percurso tem cerca de 7 km. A chegada ao parque, onde uma programação especial dos serviços oferecidos na cidade numa grande festa de recepção da tocha, está prevista para 16h30. 32 condutores, três deles indicados pelo município, e os demais pelo Comitê Olímpico Brasileiro (C.O.B.), além dos patrocinadores do evento, carregarão a tocha em trechos aproximados 250 a 300 metros cada. Os nomes dos condutores só serão divulgados dois dias antes pelos organizadores.
A TOCHA EM SANTO ANDRÉ 2
- Segundo os organizadores, a Guarda Civil Municipal fará a segurança pública durante o percurso, já a Polícia Militar se encarregará da segurança do comboio do evento. Soldados da Força de Segurança Nacional acompanharão a Tocha Olímpica. Na chegada, no Parque Central, um cordão humano, formado por estudantes e professores das escolas públicas municipais, bem como participantes de programas da Prefeitura, como o Caminhando para a Saúde, Pé no Parque, entre outros, fará a recepção da Tocha, que seguirá até a Concha Acústica do parque. No local, estão previstas a evolução com bandeiras, às 15h30, e a apresentação da Orquestra Infantil, às 16h, ambas com alunos da Rede Municipal de Ensino. Em seguida será feita a recepção da Tocha Olímpica e a fala do prefeito.
Esporte de São Caetano é destaque na Rede Globo de Televisão
A pouquíssimos dias da passagem da Tocha Olímpica – Rio 2016 pela cidade, no próximo sábado a partir das 11h45, e também dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o esporte de São Caetano é destaque na maior emissora do país: a Rede Globo. Em reportagem especial de seis minutos de duração exibida nesta segunda-feira (18) no telejornal “SPTV” em sua primeira edição, às 12h, a emissora destacou a vocação sulsancaetanense para a ginástica artística e rítmica com depoimentos de atletas e professores. São Caetano em ambas as modalidades possui histórico de sucesso mundial nas competições. Considerado o maior ginasta do Brasil, o campeão olímpico e mundial, Arthur Zanetti, por exemplo, é integrante da equipe do município. Além dele, outros sulsancaetanenses da Ginástica Artística integram a seleção brasileira em campeonatos diversos, entre eles os Jogos Olímpicos. Já na Ginástica Rítmica, o histórico não poderia ser diferente. Nossas atletas estão entre as melhores do Brasil, inclusive com conquistas estaduais, nacionais e até internacionais. Os interessados em participar das aulas do PEC (Programa Esportivo Comunitário) de Ginástica Artística e Rítmica da Prefeitura de São Caetano devem aguardar os processos seletivos que são feitos regularmentes pelas modalidades. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 4220-1970 (Ginástica Artística) e 4224-6023 (Ginástica Rítmica). Para assistir a reportagem na íntegra, basta acessar o link no Globo Play: https://globoplay.globo.com/v/5171503/
Nenhum comentário on "Marinho participa de palestra com a presidente afastada Dilma Rousseff na UFABC"