Da Redação – O Conselho Municipal do Orçamento (CMO) se reuniu, nesta segunda-feira (05), com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que fez um balanço das demandas escolhidas como prioridade pela população durante as plenárias do Orçamento Participativo (OP) e incluídas no orçamento do município. Também participou do encontro a secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira.
No total, foram incorporadas 171 demandas em três ciclos de plenárias do Orçamento Participativo (2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016), sendo que 98 estão concluídas, 52 em andamento e 21 aguardam captação de recursos externos.
Durante o encontro, o prefeito também falou sobre as 63 demandas do OP 2017/2018. Segundo ele, o orçamento enviado para aprovação pela Câmara garante recursos para os projetos e obras votados pela comunidade. “A peça orçamentária enviada à Câmara prevê receitas e despesas de R$ 4,8 bilhões, inclusive para o início das obras deste ciclo do Orçamento Participativo”, disse.
O CMO é formado por 40 representantes da sociedade civil eleitos, sendo 20 titulares e 20 suplentes, além de 40 integrantes do governo municipal. Os conselheiros têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária.
O prefeito destacou a importância do Conselho, parte de um sistema participativo de gerir a cidade. Ele também agradeceu o engajamento dos moradores que integram o CMO. “Essa atuação é importante, pois são os moradores que nos mostram quais são as principais demandas e necessidades dos bairros. Alguns dos conselheiros participaram de todas as plenárias do OP, o que mostra que implementamos uma forma diferente, eficiente e mais democrática de gerir o município”, destacou.
Nenhum comentário on "Marinho faz balanço do OP em reunião do Conselho do Orçamento"