Da Redação – A Vila dos Poetas, conhecida como Vila Kiko, em São Bernardo, agora tem 102 moradias que estão formalmente incorporadas à cidade. O passo para este reconhecimento foi dado na noite de terça-feira (25), pelo prefeito Luiz Marinho, após a assinatura do decreto que aprova o Plano de Regularização Fundiária dos imóveis. A cerimônia de assinatura do documento ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Padre José Maurício, no Bairro Alves Dias, com a presença de moradores.
“Poderia ter assinado este decreto no meu gabinete, mas é uma alegria compartilhar a concretização desta etapa, que dá continuidade ao processo de regularização desta área, pessoalmente. No final, resultará em documento que será a segurança jurídica das suas casas, momento, que sei, é muito esperado por todos. Assim como aqui, no meu governo mais de 4,6 mil imóveis já foram regularizados, o que representa um esforço contínuo da gestão, desde 2009, para permitir o acesso à regularidade da moradia a milhares de famílias. Neste processo, contei com o apoio fundamental da população, por meio do Orçamento Participativo (OP). Desejo que este modelo tenha continuidade”, disse.
A etapa seguinte da regularização corresponde ao registro do loteamento no cartório de registro de imóveis. “Vamos trabalhar para concluir a regularização daqui ainda neste ano. Se não for possível, tudo o que depende da Prefeitura está pronto para a finalização”, explicou Tássia Regino, secretária de Habitação.
Marinho ainda lembrou que os governos fazem diferença na vida das pessoas. “Antes de nós, não havia sequer um programa na área de habitação. Hoje temos muito orgulho dos vários trabalhos não só de regularização, mas de moradias entregues e das intervenções nas áreas de saúde, educação e tantas outras”, disse.
O trabalho está em sintonia com as demandas apontadas pela população durante o Orçamento Participativo. “A regularização fundiária foi a diretriz mais votada para a habitação no OP deste ano”, lembrou Tássia.
Um dos primeiros moradores do loteamento, desde a sua formação, há 23 anos, Romeu Lopes Frasão, reconheceu a importância da assinatura pelo prefeito. “Lutamos para ter a sonhada segurança jurídica deste bem tão importante nas nossas vidas, que é a moradia”, afirmou.
No total, a Prefeitura trabalha na regularização de 75 áreas da cidade. Em 24 o processo está concluído, o que resultou em 4.696 domicílios regularizados. Também estão previstos no orçamento da cidade recursos para as novas demandas do OP no setor de habitação.
Nenhum comentário on "Marinho assina decreto para regularizar 102 imóveis na Vila dos Poetas"