Márcio França visita escola para crianças com deficiência

404 0

Da Redação – O candidato do PSB ao governo de São Paulo, Márcio França, dedicou a manhã desta sexta-feira (28) a visitas a obras que contam sua trajetória de sucesso na Prefeitura de São Vicente, entre 1997 e 2004. Ele estava acompanhado da esposa, professora Lúcia França, que desempenhou um papel importante nessas conquistas.

Quando era candidato a prefeito, França recebeu uma carta de uma moradora de São Vicente, Ana Lúcia Almeida Oliveira, mãe de um garoto autista, que pedia uma escola pública voltada para crianças com deficiência. Ela dizia ainda que faria uma cirurgia, mas que ficaria tranquila se o candidato prometesse a construção da unidade. Dias depois, Ana morreu no procedimento.

O candidato se elegeu e materializou o sonho de Ana Lúcia. “É uma história muito bonita. Eu tomei posse em janeiro (de 1997), e 22 dias depois inaugurei essa casa.” O projeto saiu do papel com a ajuda de muitas pessoas. “O cantor Daniel fez um show beneficente e doou um violão”, contou França, agradecido.

O novo governador destacou o papel de sua esposa na ocasião. Foi ela quem organizou a rifa para o violão de Daniel e arrecadou dinheiro para as crianças. “Eu tenho muito orgulho desta escola ter sido a minha primeira obra, eu quero agradecer a Lúcia, ao fundo Social e a todos que nos ajudaram a construir”, afirmou.

O Núcleo Municipal de Atendimento ao Autista (Numaa) Ana Lúcia Almeida Oliveira atende a crianças de 2 a 12 anos e oferece educação especial para meninos e meninas dentro do espectro autista, com paralisia cerebral e atraso intelectual. Foi pioneiro na região nesse tipo de ação. “Hoje existem mais projetos direcionados a esse grupo em São Paulo, mas há 20 anos foi uma grande novidade, uma das primeiras escolas em todo o Brasil”, relembrou França.

A filha de Ana Lúcia, Caroline Almeida da Silva, foi até o local encontrar o candidato e ficou muito emocionada. “Ele comprou a ideia da minha mãe e fez a escola”, disse comovida. “Naquela época, as crianças dentro do espectro autista não tinham onde ficar e as mães eram obrigadas a se isolar em casa com elas. Foi muito importante para as famílias”, lembrou Caroline.

Após visitar a escola, o novo governador foi ao centro São Camilo, que funciona logo ao lado. Fundado em 2002, atende a crianças com paralisia cerebral ou com condições neurológicas que comprometem a função física e sensorial.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos fisiatras, neuropediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e ainda o serviço de hidroterapia. “As crianças se beneficiam muito com as terapias na água morna, principalmente as que têm paralisia cerebral”, explicou Rodrigo Ferreira, coordenador das unidades de reabilitação.

A expectativa dos profissionais é manter a qualidade do serviço, que é de excelência no município, e ampliá-los para receber mais crianças.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Márcio França visita escola para crianças com deficiência"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *