Coordenador da Rede Rua será premiado em cerimônia na Alesp dia 10 de dezembro
Da Redação – A deputada estadual Márcia Lia homenageará o jornalista e filósofo Alderon Costa com o 23º Prêmio Santo Dias, oferecido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 10 de dezembro, a partir das 19 horas, no Auditório Paulo Kobayashi.
A indicação de Alderon Costa ao Prêmio Santo Dias é um reconhecimento ao seu trabalho e ativismo em defesa dos direitos humanos, em especial pela garantia dos direitos e dignidade das pessoas em situação de rua e em extrema vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.
“Há 30 anos, o Alderon Costa vem trabalhando em defesa de uma vida digna para as pessoas em situação de rua por meio da Rede Rua e na garantia dos direitos humanos para todos na Defensoria Pública. Nosso reconhecimento por meio do Prêmio Santo Dias é apenas uma maneira de exaltar todos aqueles que se doam a esta causa, além de um pedido para que sigam firmes e fortes na luta”, fala a deputada Márcia Lia.
Alderon Costa é formado em Filosofia e Jornalismo, especialista em Comunicação Social pela Universidade Politécnica Salesiana do Equador e em Mobilização de Recursos para o Terceiro Setor pela ONG Procura, no México.
Foi ouvidor geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo por dois biênios e é sócio-fundador e coordenador de projetos da Associação Rede Rua, entidade que há 30 anos promove o resgate dos direitos e da vida digna da População em Situação de Rua.
O Rede Rua faz um trabalho de comunicação entre a população em situação de rua, mantém um núcleo de convivência e um restaurante comunitário que oferece 500 refeições diariamente; tem um centro de acolhida de adultos chamado Pousada da Esperança, que oferece pernoite, jantar e café da manhã para 150 pessoas; e uma chapelaria social com 80 vagas para guardar objetos pessoais que também promove oficinas de geração de renda.
QUEM FOI SANTO DIAS
O metalúrgico e ativista Santo Dias é uma referência na defesa dos Direitos Humanos no Brasil. Ele cresceu nas comunidades de bases da Igreja Católica, participou intensamente do Movimento Contra a Carestia e esteve no Comitê Brasileiro pela Anistia em São Paulo.
Sua história pessoal e profissional se confunde com a da classe operária no Brasil por melhores condições de trabalho e reivindicação salarial. Lutou até a morte, em 30 de outubro de 1979, quando foi assassinado pela Polícia Militar em frente a uma fábrica em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, por liderar um dos maiores movimentos grevistas da Capital.
Nenhum comentário on "Márcia Lia homenageia jornalista Alderon Costa com Prêmio Santo Dias"