Da Redação – O candidato à Prefeitura de Diadema e vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), assegurou que irá rever o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aplicado em bairros periféricos da cidade, durante campanha na Favela da Coca, Vila Nova Conquista., na tarde desta sexta-feira (30) Acompanhado do ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT), o petista criticou o aumento do tributo aplicado pelo atual prefeito Lauro Michels (PV), que, segundo o postulante, houve casos de majoração de até 600% de um ano para o outro.
Maninho criticou o valor pago por moradores de bairros periféricos de Diadema, que segundo ele, pagam praticamente o mesmo montante dos proprietários de imóveis do Centro, onde há melhor infraestrutura urbana. Para isso, o petista garantiu que, se eleito prefeito, vai rever a PGV (Planta Genérica de Valores), que serve como base de cálculo para o IPTU. “Nós vamos rever esses valores, como cobrados aqui na Vila Nova Conquista. Estamos indignados com esse aumento abusivo , que em alguns casos, chegou a 600%”, relatou o candidato.
Morador da Favela da Coca, mais precisamente na Travessa Estrela do Amanhã, Manoel Paulino da Silva, assegurou que o seu IPTU subiu de R$ 380 para R$ 1.333 de um ano para outro, mesmo sem ter aumentado o tamanho da casa, conforme ele mesmo diz. “Estou desempregado. Como vou pagar isso? Não fiz nada na casa”, indagou em tom de indignação.
Filippi também atacou o aumento do tributo em Diadema aplicado por Lauro e lembrou que nas gestões petistas na cidade, os moradores de regiões periféricas não sofriam com esse tipo de aumento. “Nos nossos governos, o IPTU ficava mais caro para quem tinha mais dinheiro e vivia em um local com melhor infraestrutura urbana. Não aplicávamos esse tipo de aumento aos mais pobres, como esse prefeito está fazendo”, disse.
Eldorado – Pela manhã, Maninho e Filippi passaram pelo Bairro Eldorado, onde também se encontraram com o ex-prefeito Mário Reali (PT). Durante as falas dos petistas, apoiadores de Lauro chegaram ao local com carros de som, com objetivo de atrapalhar os discursos. Houve troca de provocações entre os dois lados, mas não houve incidente de violência.
“O que está em jogo aqui é o futuro de nossa cidade. Esse prefeito que não fez nada nesses três anos e meio, enganou a população há quatro anos e quer enganar de novo com mais falsas promessas. Ele acabou com a Saúde da cidade, com a Educação, a violência piorou. Chega de Lauro, chega de enganação” disparou Reali enquanto falava pelo microfone.
Em seguida, Maninho visitou os comerciantes da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, encerrando a caminhada em frente a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Eldorado.
Volkswagen – Logo após a caminhada no Eldorado, Maninho foi na porta da montadora Volkswagen, em São Bernardo. O candidato entregou e divulgou suas ideias aos trabalhadores que entravam e saiam do local. Estima-se que cerca de 2 mil funcionários da empresa residam em Diadema.
Nenhum comentário on "Maninho critica Lauro e promete rever o IPTU em Diadema"