Da Redação – A população já está levando aos ecopontos da Prefeitura de Diadema, por mês, cerca de 1.000 toneladas de resíduos, principalmente entulho e bagulho. Com isso, a cidade está mais limpa e conservada já que, anteriormente, parte desse material era despejado irregularmente em calçadas e terrenos vazios. Para ampliar ainda mais a limpeza da cidade, a Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SSO) inaugurou o décimo ecoponto do município.
“Esta é uma pequena obra que gera grandes resultados, como um bairro mais limpo. Conto com a colaboração e apoio da população para a limpeza da cidade e destinação correta do lixo”, disse o prefeito de Diadema, Lauro Michels, durante a cerimônia de inauguração. O novo Ecoponto “Marginal Z”, com área de 264,6 m², foi construído na avenida Daniel José de Carvalho nº 330, no Parque Real. Com ele, a SSO conclui o investimento de R$ 1,1 milhão, na construção dos seis novos ecopontos: Rufino, Naval, Arraia, Yamagata, Nações e Marginal Z. A verba em questão foi proveniente do orçamento municipal.
Segundo o secretário municipal de Serviços e Obras, José Marcelo Ferreira Marques, a Prefeitura tem investido cerca de R$ 40 milhões, por ano, para manter a limpeza urbana da cidade, desde a coleta, transporte e destinação final dos resíduos, em Aterro Sanitário da Lara, em Mauá. “A cooperação dos munícipes é importante para a cidade ficar mais limpa e organizada. Na medida em que a população utilize os ecopontos municipais para descartar corretamente seus resíduos, por exemplo, a Prefeitura vai otimizar recursos financeiros e humanos, além de melhorar cada vez mais, a qualificação ambiental da cidade”, explicou o secretário.
Ecopontos – Os ecopontos são depósitos construídos pela Prefeitura de Diadema para receber pequenas quantidades de entulhos da construção civil, móveis e utensílios velhos como sofás, colchões e outros, além de materiais recicláveis (vidro, papel, plástico e metal). Nestes locais, é proibido depositar lixo orgânico domiciliar, resíduos hospitalares e industriais.
De acordo com as estatísticas mensais do Departamento de Limpeza Urbana, da SSO, os ecopontos que mais arrecadam são o “DLU”, que é o mais antigo e conhecido, e o recém inaugurado “Rufino”, que conta com uma localização viária privilegiada (estrada do Rufino) e que atende a uma região bem adensada.
Com os diversos ecopontos municipais, a população tem opções próximas à sua residência. Esse é o caso do morador do Serraria, José Antonio Costa Ferreira, de 69 anos, que fez limpeza do quintal e levou ao Ecoponto Rufino. “Moro perto, por isso, trouxe dois sacos de entulho em meu carrinho de mão. Esse ecoponto ficou ótimo. Já usei outras vezes”. Ele confessa que como outros moradores do bairro, antes despejava em qualquer lugar. “Álias, passei a conhecer e usar esse ecoponto porque fui orientado por outro morador”, disse.
À medida em que os ecopontos vão se tornando conhecidos, munícipes como Raimundo Marques Lima, 48 anos, passam a usar o serviço pela primeira vez. “Eu trouxe restos de madeira que há anos estavam em cima da laje, porque, nem sempre, a gente consegue ensacar na data em que passa o caminhão do Cara Limpa. Já no ecoponto a gente tem mais opções de dias e horários de atendimento”, explicou.
Também pela primeira vez, Aparecido Ferreira, 41 anos, levou entulho para o local. “Se não fosse o ecoponto, a gente ia precisar alugar uma caçamba ou então guardar em casa até o Cara Limpa passar pela minha rua. Além de economizar, fico contente porque acabo sendo um bom exemplo para os outros, pois é uma atitude que evita ratos e outros bichos”.
Responsável pela zeladoria do Ecoponto Rufino, Elenildo Luciano Cavalcante, 39 anos, cabe a ele atender e orientar o público que procura o local. “O movimento tem aumentado bastante. Muitas pessoas trazem seus resíduos, mas muitos também entram para conhecer e perguntar o que pode ser entregue”, contou.
Programa Cara Limpa – Anualmente, máquinas, caminhões e trabalhadores do Programa Cara Limpa, da SSO, recolhem, porta a porta, entulhos e bagulhos, nos 12 bairros de Diadema. Segundo dados preliminares do Departamento de Limpeza Urbana de Diadema (DLU), as equipes já recolheram, este ano, cerca de 8.500 toneladas cujo transporte exigiu mais de 2.000 viagens de caminhão. Os bairros que mais geraram resíduos foram o Eldorado e o Taboão, respectivamente, 1.422 e 1.140 toneladas.
Já em 2016, o Cara Limpa contabilizou 8.795 toneladas de resíduos, que foram transportados em 1.911 viagens de caminhão. Mais informações sobre horários e endereços dos ecopontos, quais as empresas credenciadas para contratação de caçambas, calendário do Cara Limpa e outros dados, basta acessar o site www.diadema.sp.gov.br/caralimpa.
Educação ambiental – A destinação correta de resíduos é uma das questões fundamentais para a preservação da qualidade ambiental das cidades. Por isso, a equipe de educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema está empenhada na divulgação dos ecopontos junto à população. A ação educativa, na qual são visitadas as residências no entorno dos ecopontos, consiste na entrega de um folheto explicativo com endereço, dias e horários de funcionamento, que tipo de material são recebidos e quais os proibidos nestes locais.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Diadema, Tatiana Capel, o trabalho de divulgação já produz efeitos positivos, pois, dos novos ecopontos, o “Rufino”, cuja vizinhança já foi visitada, foi o que mais recebeu resíduos, no mês passado. “Nossos educadores agora estão atuando na Área de Proteção e Recuperação de Manancial, próximo à Represa Billings, para que a população do bairro Eldorado conheça e utilize o Ecoponto Arraia, recentemente inaugurado. Temos certeza que uma vez instruída a fazer a destinação correta de seus resíduos, a população vai colaborar com o poder público na limpeza e preservação daquela importante região”, explicou a secretária.
Quaisquer informações ou denúncias sobre a limpeza de Diadema podem ser pelo telefone 0800-7705559.
LISTA DOS 10 ECOPONTOS:
Os “novos” funcionam, às segundas, das 12h às 17h; e de terça a sábado, das 8h às 16h30; (OBS.: não abrem aos domingos e feriados)
– RUFINO – Estrada do Rufino, 1059 – Serraria;
– NAVAL – Avenida Corredor ABD, esquina com rua Beira Rio (Núcleo Naval) – Vila São José;
– ARRAIA – Rua Arraia, 50 – Eldorado;
– YAMAGATA – Rua Yamagata, 51 – Jardim Canhema
– NAÇÕES – Rua Espanha, 414 – Jardim das Nações
– MARGINAL Z – Av. Daniel José de Carvalho, 330 – Parque Real
Os “antigos” funcionam, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h (OBS: não abrem aos sábados, domingos e feriados)
– DLU – Av. Pirâmide, 844 – Jardim Inamar;
– NOVA POP – Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista;
– CARACAS – Rua Caracas, 120 – Vila Mulford;
– ARCO ÍRIS – Rua Mozart s/nº – Jardim Arco Íris (parceria com a Ecovias)
Nenhum comentário on "Mais limpa, Diadema inaugura 10º ecoponto"