Mais de 45 mil moradores faltam às consultas no Quarteirão da Saúde

781 0

Da Redação – Em dois anos, o Complexo de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS) realizou mais de 164 mil consultas; entretanto, esse número representa apenas 78,4% dos agendamentos em 28 especialidades médicas. Só em 2015, 22.428 pessoas faltaram sem aviso prévio ao serviço. Em 2016, o número de moradores ausentes subiu quase 3%. Se dividido pelos 24 meses anteriores, o número de pessoas que faltam sem avisar, no QS, é de 1.888 pacientes por mês.

Esse comportamento reflete diretamente no atendimento a população. “As faltas geram um acúmulo de pessoas nas filas de esperas e aumentam o tempo de solicitação do atendimento e da consulta”, declara a enfermeira e diretora do Quarteirão, Márcia Regina Cunha. O profissional fica esperando por um morador que não irá comparecer ao consultório e acaba bloqueando a agenda para outro que também precisa da consulta.

No ano passado, aproximadamente 11 mil pessoas entraram na fila de espera devido à lotação nos horários de consultas, porém, no mesmo período, ocorreram 22.884 faltas de última hora nos consultórios. Se metade tivesse ligado para informar a ausência, a demanda total da fila de espera teria sido atendida de acordo com a especialidade de cada caso.

Essa situação também é recorrente em outros equipamentos municipais e para diminuir o impacto dessas ausências, a Prefeitura orienta que a falta seja informada o mais breve possível. “É de extrema importância que, no caso do usuário não poder comparecer a sua consulta, avise com antecedência, pois passaremos a vaga para o próximo paciente que está aguardando”, alerta a diretora do Quarteirão.

Além disso, o morador deve sempre atualizar seu endereço e telefones na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Assim, a equipe pode entrar em contato quando houver alguma mudança ou antecipação da consulta e/ou exame.

Serviço – Complexo de Especialidades Quarteirão da Saúde (Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro – Tel.: 4043 8000). Especialidades atendidas: acupuntura, alergologia adulto e infantil, cardiologia adulto e infantil, cirurgia geral e vascular, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, mastologia, nefrologia adulto, neonatologia, neurologia adulto e infantil, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pré-natal alto risco, pneumologia, reumatologia, urologia, além de exames e cirurgias de pequeno porte.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mais de 45 mil moradores faltam às consultas no Quarteirão da Saúde"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *