Luiz Alves (SC) é primeira cidade a incluir o Programa Internacional Educação Emocional no Ensino Fundamental II

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Da Redação – Após nove anos sem registrar nenhum caso de tentativa de suicídio e/ou automutilação infanto-juvenil, a cidade de Luiz Alves (SC) é a primeira em território brasileiro a implantar o programa de educação emocional “Passaporte: Habilidades para a Vida” na rede pública de ensino. A iniciativa ensina jovens a partir dos 11 anos a lidar com dificuldades de qualquer natureza, promovendo a saúde emocional dos alunos.

A ampliação da parceria da Prefeitura com a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), entidade responsável pelo programa, foi firmada após um levantamento realizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Assistência Social e Secretarias de Educação e Saúde, que apontou resultados positivos do programa Amigos do Zippy, que desenvolve habilidades emocionais em crianças de 6 a 7 anos nas escolas do município, desde 2009.

De acordo com Marcos Pedro prefeito do Luiz Alves, essas áreas vêm analisando os resultados de impacto do Amigos do Zippy. “Foi constatado que, a partir da formação de educadores e aulas do programa, os alunos desenvolveram habilidades emocionais e sociais, e colocam em prática as competências adquiridas, encontrando estratégias positivas para lidar com as dificuldades, sem recorrer aos comportamentos autodestrutivos em momentos de fragilidade. Durante este período de avaliação, de 7 anos, não foi registrado nenhum caso de tentativa de suicídio ou de automutilação na cidade envolvendo crianças e jovens que foram atendidos pelo Amigos do Zippy, de 7 a 17 anos”, revela.

Apoiada nos resultados positivos dessa análise, a Prefeitura decidiu fortalecer emocionalmente os jovens no início da adolescência, fase particularmente vulnerável, implantando o programa “Passaporte: Habilidades para a Vida”, recém disponibilizado pela ASEC no Brasil, na grade curricular do 6° ao 9° ano de quatro escolas do município, devendo beneficiar aproximadamente 950 jovens.

O programa será desenvolvido pelos próprios professores da rede de ensino, após capacitação promovida pela ASEC. De acordo com a coordenadora de núcleo da ASEC de Santa Catarina e região, Rosane Voltolini, a inclusão de metodologia de promoção de saúde mental nas instituições escolares reforça a importância do assunto e os benefícios que isso traz ao longo do tempo. “Oferecer metodologia confiável que desenvolve competências emocionais, como autopercepção, autocontrole e consciência social, desde o início da infância é capacitar adultos a enfrentar problemas e solucioná-los da melhor maneira possível. É um ganho não só para a pessoa, pois fortalece a autonomia, mas também para a família e a sociedade”, comenta.

Sobre o Passaporte: Habilidades para a Vida – Voltado para jovens a partir dos 11 anos, o programa desenvolve competências emocionais e sociais para lidar com dificuldades de qualquer natureza. Composto por 18 aulas com atividades lúdicas apoiadas numa história em quadrinhos, é ministrado em sala de aula por um professor de convívio do grupo, que é especialmente capacitado pela ASEC, representante exclusiva do Passaporte: Habilidades para a Vida no Brasil.

O objetivo das atividades lúdicas das aulas é consolidar os conceitos discutidos, oferecendo ao grupo a oportunidade de experimentar novas alternativas de reação a diferentes situações, além de facilitar a percepção dos sentimentos e a análise de seus próprios comportamentos. A compreensão sobre si mesmo, as estratégias que elegem como boas e suas reflexões sobre posturas de vida vão sendo anotadas em um passaporte, que passa a ser um depositório de suas principais decisões sobre a identidade que estão construindo. Além de promover autonomia na tomada de decisões, as atividades levam à percepção da importância de conversar com outras pessoas quando enfrentam dificuldades e a ouvir outras pessoas quando estas se encontrarem em situações semelhantes.

Projeto vencedor de um edital promovido pelo governo canadense, o programa foi criado e testado por 23 especialistas da Universidade de Quebec. Em 2016, após tradução e adaptação dos materiais e do processo de capacitação de educadores, 614 jovens brasileiros participaram de um grupo piloto, que demonstrou resultados semelhantes aos obtidos no Canadá. Em sequência, o programa foi disponibilizado para implantação em escolas e instituições de todo o país.

Sobre a ASEC – A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins econômicos, com equipe multidisciplinar e atividades que promovem saúde emocional para crianças, professores, pais e adultos em geral. Atuando desde 2004 com o programa educacional Amigos do Zippy e seus subprodutos, a ASEC já beneficiou mais de 300 mil pessoas no Brasil. A implementação dos programas é feita por meio de parcerias com secretarias municipais ou estaduais de educação, escolas particulares, entidades educacionais, empresas, centros de assistência social, fundações e institutos interessados em viabilizar a educação emocional no Brasil.

A ASEC realiza avaliações do impacto de sua intervenção em todos os públicos que participam de seus programas e cursos, comprovando sua eficácia. A associação é reconhecida como Entidade de defesa dos Direitos Humanos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e é registrada no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de São Paulo. Sua metodologia de capacitação de educadores em Educação Emocional foi reconhecida pelo MEC como Metodologia Educacional promotora da Educação Integral e Integrada.

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