Da Redação – Comunicação e assessoria de imprensa para governos (Editora M. Books), novo livro do jornalista e executivo de PR Marco Antônio de Carvalho Eid, diretor de Conteúdo da Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A), aborda as relações dos Três Poderes com a mídia, a partir do processo de redemocratização do Brasil, nos anos 80 do Século XX, até o advento do mensalão e do petrolão, que refletem o irreversível protagonismo da sociedade contemporânea.
“Agora, os cidadãos têm o verbo, que lhes foi concedido pela internet”, salienta o autor, que acumulou ampla experiência na área pública, ao dirigir por 12 anos a Redação da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo. Antes e depois dessa etapa de sua carreira, trabalhou como repórter e editor em revistas de economia, técnicas e de turismo, emissoras de rádio e na produção de publicações corporativas para grandes empresas, como S/A O Estado de S. Paulo, Refinações de Milho Brasil e Bank Boston. Após deixar o governo paulista, em 1994, foi editor de jornalismo na Rádio Bandeirantes, ingressando depois na RV&A.
“O Estado de direito, reconquistado pelos brasileiros a partir da Campanha das Diretas Já, em 1984, havia provocado mudanças profundas no processo comunicacional. Somado à Web, determina transformação ainda maior, inclusive no comportamento dos políticos, cuja trajetória na vida pública pode começar com a felicidade da eleição e terminar na melancolia do cárcere”, pondera Marco Antônio Eid, acrescentando: “Ocupantes de cargos públicos, no Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como os seus assessores de imprensa, precisam entender essa nova realidade. Ignorá-la não prejudica apenas as pessoas públicas acusadas de corrupção, mas principalmente o povo e o País, que pagam elevado e amargo preço pela instabilidade política causada pela improbidade, fisiologismo e práticas contrárias à ética, como se observa no Brasil”.
Comunicação e assessoria de imprensa para governos tem capítulos técnico-didáticos, contribuindo para que jornalistas e relações públicas desempenhem melhor suas funções no setor estatal. Aborda a sua interação com os distintos setores dos Três Poderes, concessionários de serviços públicos e instituições da sociedade, os temas mais recorrentes a serem propostos à mídia, as situações de crises e seu enfrentamento, a legislação relativa à contratação de profissionais para compor as equipes e às licitações destinadas à terceirização dos serviços.
Estruturas gramaticais e a credibilidade dos conteúdos – Enfoque absolutamente inédito do livro diz respeito às estruturas gramaticais e tempos verbais que conferem mais ou menos credibilidade aos press releases. Tal análise decorre de prolongado estudo e observação da causa-efeito nas matérias da imprensa publicadas em decorrência da divulgação de conteúdos das assessorias de imprensa governamentais.
“Comecei a perceber isso, quando trabalhava no governo, ao analisar cuidadosamente os clippings das matérias resultantes das pautas de política que divulgávamos na gestão de André Franco Montoro no Estado de São Paulo, a partir de 1983”, relata Marco Antônio Eid, explicando: “Aprender com a prática diária e por tentativa e erro foi decisivo quando as eleições de 1982, as primeiras diretas para governadores desde o golpe militar de 1964, exigiram que reinventássemos o modo de fazer assessoria de imprensa para o setor público. Deve-se salientar que, mais do que nunca, a estrutura verbal-gramatical e os tempos verbais utilizados continuam decisivos para que conteúdos distribuídos à imprensa tenham mais ou menos credibilidade”.
O jornalista alerta, contudo, que, além de eticamente condenável, é infrutífero utilizar as técnicas de comunicação, por mais eficazes que sejam, para construir artificialmente a imagem de políticos. “Pode-se até conseguir por algum tempo, mas é efêmero na era da internet. Não há assessor de imprensa no mundo capaz de prover o milagre da inocência”.
Histórias e bastidores da redemocratização – Em seu livro, Marco Antônio Eid também dedica alguns capítulos a relatos inéditos de bastidores que vivenciou, como diretor de Redação na Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo, na Campanha das Diretas Já, na Constituinte de 1987, na cobertura da agonia e morte do presidente Tancredo Neves e em passagens com chefes de Estado e personalidades internacionais. Esses episódios, que ampliam o interesse da obra para além do público profissional, ajudam o leitor a entender melhor um dos momentos mais importantes da História do Brasil.
Ficha Técnica
Autor: Marco Antônio de Carvalho Eid
Editora: M. Books
Páginas: 148
Formato: 16×23 cm
Preço: R$ 45,00
Serviço – Sessão de autógrafos, no dia 20 de junho de 2016, às 18h30, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (Avenida das Nações Unidas, 4.777, São Paulo/SP)
Nenhum comentário on "Livro aborda comunicação do governo em tempos de democracia e corrupção"