Da Redação – A filial húngara do fabricante de empilhadeiras elétricas Linde oferece em sua locação perto de Budapeste, além da venda de equipamentos novos e usados, também a locação. A frota de locação consiste em aproximadamente 1.500 empilhadeiras, 230 delas para o uso de curto prazo.
Visando que os veículos na maioria das vezes, operam eletricamente estejam sempre prontos para o uso, o revendedor confia na tecnologia inovadora da especialista austríaca em carregamento de baterias Fronius. O sistema de carregamento de baterias com quatro caixas de comutação Fronius Switch Box que a Linde Hungria utiliza desde o início do ano otimiza com apenas quatro carregadores o estado de 40 baterias com tensão e capacidade diferentes e garante uma disponibilidade permanente da frota.
“Utilizar ao invés de comprar” é o lema que cada vez mais se torna tendência do setor na intralogística. Sobretudo para empresas que não utilizam empilhadeiras permanentemente ou que precisam atender apenas temporariamente a uma demanda adicional, a compra dos equipamentos frequentemente não é rentável. Para elas, a locação representa uma alternativa significativamente mais favorável.
Linde Hungria acompanhou esta tendência e se especializou na sua locação em Budapeste, situada a dez quilômetros do centro e próxima à malha rodoviária, entre outras, na locação de empilhadeiras. A empresa fundada em 1996 é uma filial do Linde Group que, com sua divisão corporativa Linde Material Handling, é um dos líderes mundiais em empilhadeiras com forquilha e equipamentos de tecnologia de armazenamento. A Linde Hungria atingiu no ano de 2015 um faturamento de 18 milhões de euros e emprega atualmente cerca de 80 colaboradores.
Entre os clientes são empresas nacionais e internacionais de todos os setores. Para atender à alta demanda de empilhadeiras de locação, a Linde Hungria maneja uma frota de aproximadamente 1.500 veículos – delas 1.200 para a locação de longo prazo (Long Term Rental) e 230 para a locação de curto prazo. Quase 1.000 das empilhadeiras contam com acionamento elétrico. Para isso, a Linde Hungria maneja mais que 1.500 baterias com tensão de 24, 48 e 80 volts e de diversas capacidades.
Pronto para o uso no local dentro de 24 horas – Particularmente exigente é a manutenção das 230 empilhadeiras da frota de locação em curto prazo que são acionadas, em sua maioria, com baterias. „Um desafio peculiar consiste em que os equipamentos, apesar de trocarem constantemente de usuário, funcionem sem falhas e que devam voltar a serem prontos para o uso quanto antes”, explica Tamás Sándor, diretor da Linde Hungria.
“Frequentemente temos, após o fechamento de um contrato de locação, um período de 24 horas dentro do qual os equipamentos devem estar em plena prontidão operacional no local do cliente.“ Antes de a Linde Hungria locar novamente ou revender as empilhadeiras usadas, elas são recondicionadas conforme padrões internas de qualidade. Mesmo assim, sempre ocorreram problemas no passado justamente com os veículos eletricamente acionados.
“Um fator importante para a disponibilidade deles é a bateria. O problema principal consistia em que baterias armazenadas, inoperantes descarregavam espontaneamente. Isto não somente causou danos nas baterias, mas também retardou os processos – na maioria das vezes em até um dia”, lembra Tamás Sándor. „Pois para garantir que cada cliente recebesse uma bateria totalmente carregada, nós tínhamos que recarregar as baterias novamente antes de cada entrega.“
Para solucionar este problema, a Linde Hungria apostou na tecnologia inovadora da especialista em carregamento de baterias Fronius. „Nós conhecemos a empresa Fronius há muitos anos e vendemos os sistemas Selectiva de carregamento de bateria“, explica Tamás Sándor sobre a cooperação. O líder tecnológico com sede em Pettenbach, Áustria instalou no início de fevereiro na Linde Hungria um sistema Switch Box para as baterias das empilhadeiras de locação. Este consiste em quatro caixas de comutação Fronius Switch Box que são conectadas, cada uma, a um sistema de carregamento de bateria de alta frequênciaFronius da série Selectiva 8090. Cada caixa dispõe de diversas saídas com as quais podem ser alimentadas até dez baterias sequencialmente.
A carga do sistema Selectiva de carregamento de baterias se adapta, graças ao processo de carregamento inovador Ri, automaticamente ao estado, a idade e a temperatura da bateria. Em razão da detecção de tensão automática, os equipamentos carregam baterias de 12 a 80 volts. As baterias conectadas recebem exatamente a carga que precisam, e não se descarregarão espontaneamente até o seu próximo uso. A duração de um ciclo de carregamento pode ser programada livremente por parte dos colaboradores. Quando uma bateria estiver totalmente carregada antes do momento definido, o controle detecta isso e comuta para a próxima unidade. Assim que um intervalo for concluído, o processo se repete – até a retirada das baterias. Uma vantagem particular: Por meio de extensões, as baterias podem ser carregadas não somente no dispositivo montado, mas também diretamente no veículo. Isso economiza capacidade de armazém nas instalações.
“Desenvolvemos a Fronius Switch Box especialmente para empresas como a Linde Hungria que dispõem de grandes frotas de locação de empilhadeiras eletricamente acionadas e que precisam estar sempre em condições de entregá-las”, explica Markus Weinberger, gerente de venda para o Leste Europeu e a Escandinávia na Fronius. Na Linde Hungria, dos 230 veículos de locação de curto prazo, aproximadamente 80% estão em operação. Com isso permanecem em média 30 empilhadeiras no armazém.
“Com as quatro novas caixas de comutação Switch Box temos uma capacidade total de carregamento para 40 baterias. Espaço suficiente então para cuidar de todas as baterias presentes nas instalações até a próxima remessa. Quando um dos nossos clientes solicita um veículo de locação, nós podemos simplesmente retirar a bateria da prateleira e entregar a empilhadeira elétrica imediatamente”, reforça. A tecnologia inovadora tem ainda outra vantagem, sabe o diretor: “Com a nova tecnologia de carregamento, um só carregador atende dez baterias – não importa a tensão ou a capacidade. Tudo o que nós precisamos são os conectores de carga corretos. Com isso, podemos economizar custos de investimento para mais equipamentos.”
Sobre a Fronius International GmbH – A Fronius International é uma empresa austríaca com sede em Pettenbach e outras unidades situadas em Wels, Thalheim, Steinhaus e Sattledt. Com 3.723 funcionários em todo o mundo, a empresa atua nas áreas de Tecnologia de Soldagem, Fotovoltaico e Tecnologia de Carregadores de Bateria. A participação nas exportações de cerca de 90% é obtida com 24 empresas internacionais da Fronius e distribuidores/representantes em mais de 60 países. Com produtos inovadores, prestação de serviços e 838 patentes concedidas, a Fronius é líder em tecnologia no mercado mundial.
Nenhum comentário on "Linde Hungria aposta em Fronius Switch para recarregar empilhadeiras"