Da Redação – A diretoria da Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo (Amlesp) pediu a ajuda da deputada estadual Márcia Lia, esta semana, para a convocação pelo governo estadual dos concursados aprovados em 2013. Eles lembram as inúmeras vagas abertas nas unidades do Instituto Médico Legal (IML) em todo o Estado por exoneração e aposentadoria, principalmente, e a sobrecarga que os servidores ativos da categoria sofrem sem a reposição.
“Esse é um problema enfrentado por todas as carreiras da Segurança Pública no Estado de São Paulo, desde os policiais civis e militares até os peritos criminais e demais profissionais dos Institutos de Criminalística e IML (Instituto Médico Legal). Estamos nesse diálogo com o Governo do Estado e já conseguimos um sinal positivo para o chamamento de mais de 400 aprovados este mês”, observa a deputada Márcia Lia.
A parlamentar conversou em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com João Roberto Oba e Luiz Frederico Hoppe, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo (Amlesp), para falar sobre os cargos vagos de IML e médicos legistas aprovados no concurso de 2013.
Segundo Oba e Hoppe, há concursados aprovados aguardando chamada e 269 postos para médicos legistas vagos no Estado, segundo uma tabela de fevereiro. Apesar disso, dentre os 406 concursados aprovados para a Polícia Técnica-Científica que o Estado irá chamar para repor baixas por exoneração, falecimentos e aposentadorias não há médicos legistas. A lista é composta por fotógrafos periciais, atendentes de necrotério, peritos criminais e auxiliar de necropsia.
A deputada se dispôs a contribuir com a categoria também, mas aguarda um ofício com planilha oficial de quantos médicos legistas estão lotados no Estado, quantos postos da categoria estão vagos, qual a previsão de vacância na categoria por aposentadoria e número de candidatos aprovados à espera de efetivação. “Assim que tivermos esses dados marcaremos nova agenda na Secretaria de Segurança Pública para conversar com o secretário Mágino Alves sobre esse assunto”, diz Márcia Lia.
A Amlesp e a deputada Márcia Lia também irão encaminhar ofício ao presidente da mesa diretora da Alesp, deputado Cauê Macris, para solicitar participação de Oba e Hoppe na próxima reunião do Colégio de Líderes. “O presidente e o vice-presidente da Amlesp querem pessoalmente apresentar suas considerações sobre o déficit na carreira de médico legista no Estado, e aprovamos essa participação”, finaliza.
Nenhum comentário on "Legistas pedem ajuda da deputada Márcia Lia para convocação de médicos em SP"