Jornal baiano atrasa salários e suspende 60 profissionais por reclamação

585 0

Da Redação – A situação do jornal A Tarde, da Bahia, não é boa. Nesta semana, a redação resolveu parar as atividades em repúdio aos frequentes atrasos de pagamento e benefícios. No acumulado, os comunicadores estão sem receber o valor de janeiro, o 13° de 2016 e 2017, 32 meses de FGTS e quatro meses de tíquete refeição. Além disso, o salário de fevereiro vence na quarta-feira, 7.

A reportagem do Portal Comunique-se apurou que os jornalistas resolveram paralisar as atividades na terça-feira, 27, até que a diretoria respondesse sobre os atrasos. Acontece que na quarta-feira, 28, além de não conversar com a redação, a direção do impresso usou de fundamentação legal para aplicar medida disciplinar no time.

No documento entregue aos profissionais, a direção do A Tarde suspendeu os jornalistas por três dias pela greve sem “comunicação prévia”. O veículo afirma que a medida administrativa “visa somente a manutenção da disciplina, da boa ordem e da eficiência no trabalho”, sendo que fica ciente de que em caso de reincidência o profissional poderá ser novamente suspenso ou ter o contrato de trabalho encerrado.

Em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, a diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Estado da Bahia (Sinjorba), Marjorie da Silva Moura, explicou que alguns profissionais chegaram a receber o comunicado de suspensão pelo WhatsApp. “A decisão da categoria foi paralisar até que o jornal pagasse os valores atrasados, o que foi prometido para ontem, mas não aconteceu até o momento. Não tem diálogo com a direção do A Tarde”, comenta. Marjorie conta que está na sede do impresso na manhã desta quinta-feira, 1º de março, junto com os jornalistas e o advogado da entidade para tentar resolver a situação.

“Diante do atual quadro, o Sinjorba vai comunicar a situação vexatória dos jornalistas de A Tarde e do Massa ao Juízo de Conciliação de Segunda Instância, que administra o setor de acordo global do qual A Tarde é signatário para pagamento de processos trabalhistas no do Tribunal Regional do Trabalho, para que sejam adotadas às medidas cabíveis”, diz a entidade.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Jornal baiano atrasa salários e suspende 60 profissionais por reclamação"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *