Da Redação – O deputado estadual Itamar Borges esteve no lançamento do Programa “Pontal 2030” anunciado pelo Governo de São Paulo para promover ações a fim de potencializar a região do Pontal do Paranapanema nos próximos 10 anos. Com investimento de R$ 300 milhões, o programa foi lançado nesta terça-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes.
“Hoje tivemos um dia histórico, o início do projeto que irá transformar o Pontal do Paranapanema. O programa do Governo do Estado, que tem o apoio da Assembleia Legislativa de São Paulo, trará desenvolvimento, investimento para a área de infraestrutura, saúde, agronegócio, esporte, desenvolvimento econômico, turismo e social. Com um grande investimento para fomentar o desenvolvimento de todos os municípios do Pontal do Paranapanema e atender melhor toda a população”, destacou o deputado Itamar Borges.
O “Pontal 2030” foi lançado pelo governador João Doria; a primeira-dama e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria; o vice-governador Rodrigo Garcia; e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
Com 32 municípios, incluindo 31 da região de Presidente Prudente e a cidade de João Ramalho, que pertence à regional de Marília (SP), mas foi incluída por questões técnicas. Juntos, os locais representam uma área de 18.441,60 km e uma quantidade populacional de cerca de 600 mil habitantes.
O programa conta com 4 objetivos estratégicos: desenvolvimento regional; solução de conflitos fundiários, pensando em terras devolutas com mais de 15 módulos fiscais; redução das desigualdades; e fortalecimento institucional. E serão realizadas ações de curto prazo nos municípios envolvidos, como a criação de um aglomerado urbano; a regularização fundiária rural e urbana, agricultura familiar com ampliação de políticas de crédito estadual; melhoria da infraestrutura de estradas vicinais e rurais; ações de saúde com corujões, telemedicina, entrega de mais leitos e tratamento médico em especialidades; habitação com o Viver Melhor; concessão do Aeroporto Presidente Prudente; desenvolvimento humano e social; entre outros. Já as ações de longo prazo englobam um plano de turismo para o Pontal do Paranapanema, creches de primeira infância e atração cultural nas estações ferroviárias. A meta é elaborar um diagnóstico da região, alinhar a realidade local com ações pontuais, eliminar gargalos imediatos e transformar. A meta é elaborar um diagnóstico da região, alinhar a realidade local com ações pontuais, eliminar gargalos imediatos e transformar.
Nenhum comentário on "Itamar Borges participa do lançamento do programa “Pontal 2030”"