Instituto TIM participa do SP Conecta nesta terça-feira em SP

556 0

Da Redação – Cinco projetos do Academic Working Capital (AWC) – programa realizado pelo Instituto TIM que apoia a criação de produtos e negócios inovadores a partir de trabalhos de conclusão de curso (TCC) – irão participar da primeira edição do SP Conecta, evento da Investe São Paulo que pretende conectar empreendedores, incubadoras, aceleradoras, acadêmicos, associações e governos para acelerar o desenvolvimento de startups paulistas.

Em sua segunda edição, o AWC destacou três projetos para participar do SP Conecta: o Staat, Periodiza e Impressora de Metais. Além deles, outras duas startups da edição de 2015 do programa, o Mvisia e Tech Talk, completam o time do AWC. Os estudantes irão apresentar seus negócios e projetos e compartilharão suas experiências e aprendizados.

“Participar do SP Conecta é uma forma de reconhecer a importância do AWC no desenvolvimento do ecossistema de inovação paulista. Vamos levar o que já acontece dentro do projeto para o encontro, ou seja, trocar experiências e orientar outros iniciantes a criar negócios inovadores e prontos para encarar os desafios do mercado”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.

O Instituto TIM, por meio do AWC, seleciona boas ideias entre jovens universitários e os ajuda a desenvolver produtos e negócios tecnológicos a partir dos seus projetos de final de curso (TCC). Os selecionados recebem apoio financeiro e consultoria técnica para a criação do produto e passam por workshops para estruturar seu modelo de negócio e sistema de produção.

Em 2016, foram selecionados 24 projetos de diferentes setores, desde mercado financeiro até educação e mundo fitness, reunindo universitários do Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Ao final do AWC, os jovens têm a oportunidade de participar de uma Feira de Investimentos em que apresentam suas propostas para investidores reais e profissionais do mercado.

Confira os projetos do AWC que irão participar do SP Conecta:

Mvisia (USP e FGV): Empresa participante da primeira edição do AWC oferece soluções tecnológicas que utilizam visão computacional e inteligência artificial para controlar a qualidade e automação de processos no agronegócio. Entre os produtos da empresa, estão: seletora de mudas de flores, seletora de mudas de eucalipto, separadora de mudas de cana-de-açúcar e calibradora eletrônica de tomates. Além da participação no AWC, o grupo foi vencedor do prêmio Santander de Empreendedorismo, ampliou sua linha de produtos e finalizou a primeira venda em julho de 2016.

Tech Talk (USP): Também da primeira edição do AWC, a startup fornece uma plataforma de atendimento automatizado via telefone com o uso de inteligência artificial, que proporciona um diálogo fluido e mais humano com o cliente. Voltado para pequenos e médios estabelecimentos, também pode ser usado como atendente ativo, realizando ligações para vender produtos ou confirmar presença em eventos. Atualmente, a equipe do Tech Talk está trabalhando na primeira implementação da solução em uma clínica de odontologia. O sistema auxiliará no agendamento e confirmação de consultas.

Staat (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar): O projeto envolve a criação de um espectrofotômetro de baixo custo capaz de realizar análises químicas e matemáticas de objetos. A solução está sendo direcionada para auxiliar dentistas na identificação da resina que mais se assemelha à coloração natural do dente do paciente. Nesse momento, o grupo está construindo a prova de conceito que será testada com dois dentistas da cidade de São Paulo e outro de Diadema.

Periodiza (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar): A proposta é oferecer uma ferramenta de periodização de treinos em academias ou coordenados por personal trainers. Proporciona escalabilidade e atendimento individualizado: os usuários terão acesso às informações a fim de elevar a qualidade do treino e receberão atualizações indicadas para cada perfil. Mais recentemente, o grupo testou a ferramenta com usuários pagantes na cidade São Carlos.

Impressora de Metais (USP e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR): Impressora 3D capaz de imprimir joias em prata e ouro de acordo com o desenho feito no computador, sem o uso de processos caros e complicados. Propõe um novo meio de produção, que diminui o tempo de processo, reduz custos e facilita a replicação das peças. As primeiras peças em prata já foram impressas e o próximo passo é recolher impressões de designers sobre a qualidade das joias.

Serviço – SP Conecta, nesta terça-feira (30), das 8h30 às 14h, no Investe SP – Av. Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: www.investespconecta.com.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Instituto TIM participa do SP Conecta nesta terça-feira em SP"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *