O relato de experiência tem como objetivo engajar outras empresas no compromisso com a primeira infância
São Paulo – O Instituto InterCement, responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do País, lança a publicação TODOS JUNTOS PELA PRIMEIRA INFÂNCIA | Um convite para conhecer a experiência da Semana do Bebê, buscando inspirar outras organizações a aderir ao compromisso com a primeira infância.
Inserida na agenda de investimento social privado da companhia desde 2013, a Semana do Bebê foi sistematizada pelo UNICEF Brasil como uma estratégia de mobilização social, intersetorial e interdisciplinar, que procura sensibilizar e conscientizar comunidades sobre a importância de garantir condições adequadas ao desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida. As ações da Semana visam, ainda, disseminar informações e contribuir com a formação dos profissionais que atuam em órgãos públicos como secretarias municipais de saúde, educação, desenvolvimento social, entre outros.
O Instituto InterCement elaborou o documento a partir da experiência acumulada de nove anos na implementação da metodologia da semana em diferentes territórios, em parceria com Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs) e outros parceiros locais.
O material foi produzido com objetivo de registrar a forma de atuação, relatar os resultados, desafios, as lições aprendidas e compartilhar com outras instituições, principalmente da iniciativa privada, essa prática. A publicação está disponível para consulta neste link.
“Os dados mostram que investir nos primeiros anos de vida de qualquer criança vai dar todas as bases para ela se desenvolver. Carinho, estímulo, alimentação, afeto, cuidados básicos, higiene, ter onde dormir, tudo isso é necessário para o cérebro e os sistemas fisiológicos se desenvolverem de forma equilibrada e plena. Assim, a metodologia da Semana do Bebê convoca todas as entidades locais a colocar luz sobre a importância de investimentos na primeira infância”, afirma Carla Duprat, diretora executiva do Instituto InterCement.
Pela sua relevância e capacidade de engajamento intersetorial, a Semana do Bebê tornou-se política pública em 14 cidades brasileiras onde a InterCement Brasil atua, sendo incluída no calendário oficial. Anualmente, a ação segue sendo realizada nas cidades em que a empresa opera as suas fábricas.
Sobre o Instituto InterCement
O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam apoiar as potencialidades locais contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do poder público, sociedade civil e empresas. O objetivo é desenvolver o empoderamento das pessoas e comunidades, de forma a “fazer diferente e fazer a diferença”.
Sobre a InterCement Brasil
A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental.
A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Hoje conta com 15 unidades produtivas distribuídas por nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. A companhia atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo até grandes obras e indústrias, por meio das marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu. Além do cimento, a InterCement Brasil atua no serviço de concretagem. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é uma de suas premissas. Por meio de iniciativas de mobilização social, voluntariado, projetos estruturantes e negócios de impacto, a companhia realiza o seu investimento social privado com foco no desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atua.
Nenhum comentário on "Instituto InterCement lança publicação sobre a Semana do Bebê"