Coluna do dia 27/10/2015

1211 0

Não procures esconder nada; o tempo vê, escuta e revela tudo.

Sófocles.

Instituto GM faz parceria com a Habitat e reforma casas em comunidade de São Paulo

O Instituto GM entregou as casas que fizeram parte do projeto em parceria com a ONG Habitat para a Humanidade na comunidade de Heliópolis com a GM Foundation, área de responsabilidade social da GM nos Estados Unidos. O projeto no Brasil é possível graças a uma doação de US$ 1 milhão da GM Foundation para Habitat para a Humanidade Internacional. A doação financiou a construção de nove casas nos EUA e duas ações internacionais no Brasil e Nepal. O projeto levou 20 empregados da GM do Brasil para fazerem reparos como pintura, remoção de entulho, reboco e preparo de cimento nas casas de oito famílias da região. A comunidade Heliópolis tem cerca de 200 mil habitantes e é localizada na divisa entre São Caetano do Sul e São Paulo. Desde a década de 70, a comunidade tem se apresentado como um exemplo de mobilização social. Hoje, a maior parte das casas já se transformou em construções de alvenaria e 75% da comunidade possui infraestrutura urbana. Essa é a primeira parceria do Instituto GM com a Instituição que começou a atuar em São Paulo em 2013, com o intuito de impactar a vida de milhares de famílias que precisam de um lugar adequado e seguro para morar. Na cidade, a Habitat para a Humanidade já beneficiou mais de 590 pessoas através da reforma de seus lares. Suas intervenções são permanentes e realizadas através de melhorias e reparos em casas em situação de precariedade, que colocam em risco a saúde, educação e segurança das famílias. “Estamos muito felizes com a parceria entre a Habitat para a Humanidade e a General Motors. Este projeto beneficiará diretamente cerca de 30 pessoas através da reforma de oito casas. O nosso trabalho aqui na Habitat só é possível com o apoio de empresas como a GM e esse engajamento dos voluntários corporativos. Estamos ansiosos para receber os voluntários em Heliópolis e construirmos juntos lares e esperança”, disse Mário Vieira, diretor executivo do Escritório de Inovações Urbanas da Habitat para a Humanidade Brasil em São Paulo.

Frase:

Estamos orgulhosos em apoiar organizações como a Habitat para a Humanidade que ajudam a tornar o sonho de uma casa melhor uma realidade para muitas famílias que vivem em necessidade. É um compromisso nosso com a sociedade, com nossos clientes e com o desenvolvimento sustentável do país e das comunidades próximas da GM, além de ser uma oportunidade de retornar um pouco do que nos foi dado ao longo dos 90 anos que estamos no Brasil

Santiago Chamorro, presidente da GM do Brasil, ao enaltecer a parceria solidária com a ONG Habitat

Frase:

Atendemos cerca de mil pacientes ao mês com medicamentos controlados em nossa Unidade de Saúde Central. Alguns medicamentos disponibilizados por Ribeirão Pires estão em falta em sistemas de Saúde de regiões próximas, semanalmente fazemos a compra de medicamentos para atender a demanda de entrega e uso controlado dentro da Unidade. Estamos atendendo a demanda do município com sucesso

José Carlos de Jesus Silva, secretário de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, ao falar sobre a distribuição de remédios para os moradores da Estância Turística

Estância de Ribeirão Pires oferece medicamento para mais de mil pacientes ao mês

A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires trabalha diariamente com o abastecimento, controle, suporte e aquisição de medicamentos da Rede Municipal de Saúde. Com encaminhamento de rede pública e privada, a secretaria disponibiliza semanalmente mais de 30 medicamentos chamados de substâncias controladas ou sujeitas a controle especial para pacientes do município. Estes medicamentos são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires por meio da Secretaria de Saúde e Higiene à pacientes com dependências psíquicas ou físicas, que necessitam de um controle rígido do sistema nervoso central. Mediante a autorização e prescrição do médico especializado das redes públicas e privadas de Saúde, estes medicamentos são entregues de forma gratuita à mais de 70 munícipes por dia dispensando, desta forma, drogarias que vendem medicamentos de controle a um preço integral. No entanto, na falta da medicação na Unidade Básica de Saúde Central, é possível ainda a retirada de medicamentos em drogarias ou através da farmácia Dose Certa. Para retirar o medicamento controlável, o munícipe deve apresentar receita médica juntamente ao comprovante de residência e RG original na farmácia da Unidade Básica de Saúde Central de Ribeirão Pires. Segundo o secretário de Saúde e Higiene, José Carlos de Jesus Silva, o objetivo da Secretaria é atender a solicitação de medicamentos do município e reforçar o estoque de medicamentos. Além da disponibilização de medicamentos controláveis, Ribeirão Pires também participa do programa “Aqui tem Farmácia Popular” que oferece descontos de até 90% nos valores de medicamentos receitados a pacientes da Rede Municipal além de oferecer de disponibilizar de forma gratuita medicamentos de hipertensão, diabetes e asma.


PESQUISA CNT/MDA 1

  • A 129ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 20 a 24 de outubro de 2015 e divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), mostra a avaliação dos índices de popularidade do governo e pessoal da presidente Dilma Rousseff. Nas duas avaliações, a presidente petista teve desempenho muito ruim. A avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff é positiva para 8,8% dos entrevistados, contra 70,0% de avaliação negativa. A aprovação do desempenho pessoal da presidente atinge 15,9% contra 80,7% de desaprovação. Em contrapartida, o senador tucano Aécio Neves foi o mais citado na questão em quem você votaria para presidente nas próximas eleições, tanto na estimulada quanto na espontânea. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 136 municípios de 24 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

PESQUISA CNT/MDA 2

  • Na pesquisa espontânea, Aécio Neves ficou com 13,7%, seguido por Lula (7,9%); Marina Silva (4,7%); Dilma Rousseff (1,8%); Geraldo Alckmin 1,2%; José Serra 1,1%; Jair Bolsonaro 0,9%; Joaquim Barbosa 0,4%; Luciana Genro 0,2%; Somando brancos/nulos (17,3%) e indecisos (47,9%) o percentual vai a 65%.

LEI DA MIGRAÇÃO 1

  • Na última quinta-feira (22), a deputada federal Bruna Furlan, presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, recentemente criada para tratar da nova Lei de Migração, participou de audiência com o Governador, Geraldo Alckmin, no Palácio do Governo em São Paulo. Segundo a parlamentar, o Projeto de Lei 2.516/2015 estabelecerá um novo marco legislativo para tratar a questão migratória no Brasil, garantindo direitos tanto aos estrangeiros quanto aos brasileiros que vivem no exterior. “Promovemos este encontro para ouvir a opinião do governador a respeito deste assunto, pois estamos muito empenhados neste projeto. Queremos dar uma resposta à sociedade brasileira sobre a crise migratória que assola o mundo”, explicou a deputada.

LEI DA MIGRAÇÃO 2

  • A Comissão Especial da Câmara dos Deputados foi criada no último dia 23 de setembro. Aprovado pelo Senado, o Projeto de Lei 2.516/2015, conhecido como “Lei de Migração”, estabelecerá um novo marco legislativo para lidar com a questão migratória no Brasil, garantindo direitos tanto aos estrangeiros quanto aos brasileiros que vivem no exterior. O projeto, de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), conta com apoio de deputados governistas e de oposição e foi avalizado por entidades governamentais e não-governamentais especializadas no assunto.

Solidariedade promoverá audiência inédita sobre utilização da pílula do câncer

O Solidariedade realizará, no dia 24 de novembro às 10h, audiência em Comissão Geral destinada a debater a utilização da pílula do câncer (fosfoetanolamina sintética), estudada pelo professor Gilberto Orivaldo Chierice – ligado ao grupo Química Analítica e Tecnologia de Polímeros, que tem gerado polêmicas no país. O presidente do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP), considera que a discussão inédita enaltece a defesa do parlamento pelos interesses da sociedade. “Estamos diante de uma substância que pode tratar o câncer. É uma doença que afeta toda a família. Vamos discutir aqui na Câmara para poder disponibilizar para todos os brasileiros que lutam contra esta doença terrível”, afirma Paulinho. Ele destaca que muitos pacientes com acesso à “pílula do câncer” estão obtendo ótimos resultados. “Os interesses comerciais das indústrias farmacêuticas não vão se sobrepor ao bem estar das pessoas. É um absurdo sabermos que a USP está produzindo a cura do câncer e os pacientes estão tendo que recorrer à Justiça para garantir o remédio. Vamos até as últimas conseqüências para garantir o acesso a pílula que cura o câncer”. O pedido para transformar a sessão da Câmara em Comissão Geral partiu dos deputados Paulinho da Força, André Moura (PSC) e Marco Feliciano (PSC) e teve o apoio da maioria dos líderes partidários da Casa. “É um dever do Partido Solidariedade olhar para todos os pacientes com câncer e garantir a eles o remédio que vai curá-los”, disse Paulinho da Força. Para o debate serão convidados os representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Universidade de São Paulo (USP) e da indústria farmacêutica. Além deles, o químico inventor da substância Gilberto Orivaldo Chierice, médicos oncologistas, entre outros, devem participar da Comissão.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coluna do dia 27/10/2015"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *