Instagram e TikTok são motores de crescimento nas redes sociais dos clubes de futebol no Brasil

164 0

Até o momento, as plataformas são responsáveis por 77% das novas inscrições em 2022

·  Flamengo lidera o crescimento mensal e ultrapassa os 49 milhões de inscrições; ·  Corinthians soma mais de meio milhão de inscritos, e atinge marcas inéditas no Facebook e Instagram; ·  Palmeiras obteve cerca de 200 mil novos inscritos no combinado das plataformas; ·  Santos soma 160 mil novos inscritos, seu melhor desempenho do ano; ·  Vitória bate 1 milhão de seguidores no Instagram e sobe no ranking.

São Paulo, 08 de setembro de 2022 – Nesta edição do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 3 milhões de seguidores durante o mês de agosto/2022. Os 5 clubes que mais se destacaram no crescimento mensal de julho foram: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Vitória. Juntos, foram responsáveis por cerca de 2 milhões de inscrições, ou 66% do total entre todos os 50 clubes no período.

Instagram e o TikTok têm sido as plataformas protagonistas na aquisição de novas inscrições aos times de futebol no Brasil entre janeiro e agosto deste ano. No período, Instagram (43%) e TikTok (34%) somam 77% de participação entre todas as novas inscrições dos clubes nacionais.

Em agosto não foi diferente. Instagram e TikTok, juntos, foram responsáveis por 75% das novas inscrições dos clubes.

Flamengo pela terceira vez consecutiva no ano atingiu uma marca inédita, agora a de 49 milhões de inscrições. Além disso, registrou o maior crescimento do mês ao acumular cerca de 1 milhão de novas inscrições no combinado de suas plataformas. Sua conta no Instagram foi a que obteve o crescimento mais expressivo do último mês, concentrando meio milhão de novas inscrições. O clube carioca ocupou o primeiro lugar em crescimento em quase todas as plataformas analisadas, com exceção apenas do YouTube, onde o “Rubro-Negro” registrou o segundo maior crescimento do mês ao contabilizar 20 mil novas inscrições.

Corinthians registrou o segundo maior resultado de agosto ao contabilizar 514 mil novas inscrições no combinado de suas redes oficiais. No último mês o Instagram foi o responsável por 51% do total das novas inscrições do clube. Outro destaque do “Timão” no Instagram foi ter atingido a marca de 8 milhões de inscritos nesta plataforma. No YouTube o clube dividiu o primeiro lugar com o rival Palmeiras, ao registrar 30 mil novas inscrições. No Facebook alcançou a marca inédita de 11 milhões de seguidores e nas demais plataformas ocupou o segundo lugar em crescimento.

Palmeiras fecha o pódio mensal ao registrar o terceiro resultado do mês. Foram cerca de 200 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O “Alvi-Verde” obteve seu melhor resultado no Instagram, plataforma na qual o clube contabilizou mais de 100 mil novas inscrições, 54% de seu ganho total. O Palmeiras também liderou dividiu a lideranças de crescimento no Youtube com seu rival Corinthians ao registrar 30 mil novas inscrições.

Santos obteve o quarto desempenho mensal ao acumular pouco mais de 160 mil novas inscrições no combinado de suas redes. O clube registrou crescimento em todas as plataformas, com destaque para o TikTok, onde acumulou 68 mil novos seguidores, o que representa 42% de todo o seu crescimento no mês.

Vitória fecha o TOP5 dos maiores resultados para agosto com um saldo de 160 mil novas inscrições entre seus perfis. Seu melhor desempenho foi no Instagram, onde obteve pouco mais de 170 mil novos inscritos e chegou à marca inédita de 1 milhão de seguidores. Já no Twitter o clube baiano registrou perda de 35 mil novas inscrições.

Outros destaques:

São Paulo chega à marca inédita de 19 milhões de inscrições no acumulado de suas redes oficiais. O Instagram foi responsável por 61% desses novos seguidores. Com exceção do TikTok, o Tricolor Paulista obteve desempenho relevante nas demais plataformas monitoradas.
Atlético-GO subiu duas posições no ranking geral e contabilizou 40 mil novas inscrições no combinado e suas plataformas. Seu melhor desempenho foi no TikTok, onde ganhou mais de 25 mil novos seguidores durante agosto de 2022.
Para finalizar, o Sport atingiu a marca inédita de 1 milhão de seguidores no Instagram, plataforma que corresponde a 67% de seu crescimento no mês. Atualmente, apenas 16 clubes de futebol possuem mais de 1 milhão de inscritos em sua conta no Instagram no País.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Instagram e TikTok são motores de crescimento nas redes sociais dos clubes de futebol no Brasil"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *