Lançamento é um passo importante na estratégia de sustentabilidade da companhia e impulsiona o setor para uma moda consciente
Confeccionada a partir de materiais orgânicos, biodegradáveis e de celulose de madeira de reflorestamento, a coleção de estreia de Inspira, nova marca própria da Dafiti, acaba de chegar à plataforma da maior fashiontech da América Latina. O lançamento é um passo importante para a Dafiti, somando à sua estratégia de sustentabilidade mais uma iniciativa de impacto no ecossistema da moda.
Inspira nasce como reflexo desta jornada, idealizada para minimizar os efeitos da produção das matérias-primas e confecção das peças, etapas que têm maior impacto no meio ambiente. A partir da escolha dos tecidos sustentáveis e tecnológicos como Viscose Lenzing ECOVERO™️, Lenzing Modal®️ e a Amni Soul Eco®️ (primeira poliamida biodegradável do mundo) como carro-chefe das peças, a label despertou na sua cadeia produtiva um movimento positivo de mudança, desde a preocupação com os materiais até os processos de fabricação. “Como as soluções sustentáveis que precisávamos ainda não estavam disponíveis no mercado nacional, iniciamos um trabalho para engajar nossos parceiros em prol desse desafio e desenvolvemos juntos as cadeias de fornecimento para produzir os tecidos escolhidos para Inspira”, explica Cristiano Medeiros, gerente de sustentabilidade no Dafiti Group.
Para produzir uma linha totalmente sustentável, a Dafiti realizou treinamentos com fornecedores locais, além de dividir informações sobre as principais certificações e ações de sustentabilidade. Com produção brasileira, a coleção Inspira é uma marca inovadora, que já nasceu ajudando os parceiros da Dafiti a desenvolverem conhecimento e técnicas que estão impulsionando novos negócios, como é o caso da Poli Confecções que produziu parte das peças de Inspira.
“Crescer com o cliente é ir se moldando às necessidades dele e do mercado e, principalmente, ter uma relação de comprometimento. Nossa parceria com o Dafiti Group estimulou melhorias internas, como a adaptação de nosso processo têxtil para produzir roupas com matéria-prima sustentável e a criação de um comitê com foco em sustentabilidade, que investiu em energia solar para 100% da produção e em ações de redução de lixo, coleta seletiva e compostagem”, complementa Giuliano dos Santos, Diretor da Poli Confecções.
Com o objetivo de colaborar para a construção de uma moda mais sustentável, a companhia tem atuado na agenda ESG desde 2020, com iniciativas que englobam cinco pilares: comércio ético, meio ambiente, comunidade, ambiente de trabalho e diversidade, inclusão e pertencimento. “O lançamento de Inspira é mais um passo do Dafiti Group para impulsionar a profissionalização do ecossistema da moda rumo à sustentabilidade. Hoje, nossos parceiros desenvolvem matérias-primas com certificação internacional e oferecem essa produção para outras marcas, criando um ciclo virtuoso na moda”, comenta o CEO Andre Farber.
As movimentações da Dafiti estão alinhadas às tendências de consumo e comportamento do consumidor, identificadas pela pesquisa do movimento ModaComVerso, liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). Mais conscientes sobre o impacto de suas escolhas, 76% estão dispostos a pagar um pouco mais no valor de produtos de empresas comprometidas com causas socioambientais, e 80% dos entrevistados afirmam que deixariam de adquirir determinados produtos de marcas envolvidas em denúncias ou acusações sobre causas sociais.
Além de Inspira, destacamos iniciativas como Dafiti Eco, plataforma exclusiva de produtos que atendem a credenciais sustentáveis com calçados, itens de vestuário, acessórios e produtos de beleza; participação no movimento ModaComVerso cujo objetivo é fortalecer a percepção e o engajamento do consumidor à sustentabilidade na moda contribuindo na manutenção de uma cadeia produtiva socialmente responsável, e a 7ª colocação no Índice de Transparência da Moda Brasil 2021, relatório que analisa principais marcas e varejistas nacionais do setor na divulgação de suas práticas socioambientais. “Nosso papel neste espaço é fundamental – hoje mais do que nunca – e é transversal a todas as áreas do negócio, que acabam contribuindo para uma única visão: uma revolução propositiva que buscamos alavancar em todo o nosso ecossistema de atuação”, reforça Medeiros.
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