Da Redação – O UBus chega para revolucionar o transporte coletivo. Trata-se de uma plataforma inédita de transporte coletivo sob demanda, pensada para desenvolver e operar em parceria com as concessionárias.
Seu objetivo é trazer maior eficiência para o deslocamento de passageiros, ao transformar as informações sobre o fluxo das linhas e a demanda por região em inteligência operacional. É uma opção mais segura, confortável e ágil para os clientes.
Produto está sendo desenvolvido para operar com sistemas de transportes existentes. A primeira parceira será a SBCTrans, com piloto em São Bernardo do Campo. A princípio, o município receberá quatro vans, que irão atuar em duas linhas. O sistema está em teste, e estará aberto aos clientes a partir de 28 de maio.
“A prefeitura de São Bernardo do Campo e a concessionária SBCTrans estão trabalhando fortemente em ações de melhorias e inovação, focadas na mobilidade urbana. Por isso, apresentamos o projeto a eles, que foi imediatamente aceito. Entendemos também que fatores como volume de passageiros, veículos, rotas e proximidade com a capital paulista são diferenciais importantes para o piloto”, explica Rodney Freitas, CEO do UBus e idealizador do projeto.
Segundo o executivo, em maio o projeto estará apto para atuar em outras cidades. “Já estamos em negociação com outras concessionárias. A perspectiva para o primeiro ano é chegar a 10 mil clientes em cinco municípios”.
Freitas ressalta que todas as vans contam com Wi-Fi, ar-condicionado, TV, carregadores de celular e água. O tipo de veículo é uma decisão do concessionário, conforme a demanda das linhas. Poderão ser adicionados micro-ônibus ou até mesmo ônibus para circular por meio da plataforma.
Como funciona? A inteligência por trás da ferramenta possui três interfaces: o veículo, o cliente e a forma de pagamento. O serviço funciona por meio de um aplicativo sob demanda. O usuário escolhe seu destino final e insere na ferramenta. Automaticamente, o UBus sugere as rotas.
As passagens do UBus serão compradas na hora da escolha do percurso, pelo aplicativo. A compra pode ser realizada por meio de cartões de débito e crédito e, assim que efetivada, gera um QR Code para acesso ao veículo. Neste momento, também é selecionada a poltrona que irá utilizar.
Uma grande novidade e facilidade para o passageiro é que, embora as vans percorram um trajeto preestabelecido, não há pontos específicos de parada. Elas irão pegar os clientes em qualquer local dentro da sua linha. O sistema avisará o motorista quando estiver se aproximando de um passageiro, para que possa parar e pegá-lo.
O usuário, por meio de geolocalização, será direcionado para a linha mais próxima de onde está. Ao final do percurso, a van irá deixá-lo no local mais perto do destino final ou do ponto para acessar o modal seguinte.
Agendamento das viagens – Todas as viagens são agendadas, com horário predeterminado, de acordo com a localização do passageiro. Por isso, é possível mais organização e otimização do tempo do usuário.
Também é possível fazer compras por lote. “Um trabalhador que faz o mesmo percurso todos os dias pode adquirir as passagens da semana ou do mês de uma só vez, garantindo seu assento”, esclarece o executivo. “Caso seja necessário alterar o horário, basta modificar pelo aplicativo. Nestes casos, de compra por lote, serão concedidos descontos na tarifa, que serão definidos com o concessionário.”
Pelo aplicativo, o usuário poderá definir a rota (partida e destino), escolher o melhor trajeto, reserva de assento, pagar, acessar o ticket de embarque (QR Code), compra em lote, compra agendada e chat com o SAC. A ferramenta também tem um espaço para sugestão de rotas por parte do passageiro, além de fazer a distribuição de carros segundo a procura.
Regulamentação – Todos os carros do UBus seguirão as mesmas normas que os ônibus em circulação. Ou seja, devem respeitar os termos do acordo entre o concessionário e o poder público. As vans serão conduzidas por motoristas da própria concessionária, portanto profissionais bem treinados e aptos a operar transporte coletivo, com carteira assinada e benefícios conforme as leis.
Os carros do UBus também terão o mesmo critério de manutenção preventiva e revisão mecânica do que os ônibus regulares. Em caso de acidente, as vans terão as mesmas coberturas e atendimento do transporte regular.
“Devido à facilidade e conforto que o sistema dispõe ao cliente, esperamos uma migração de pessoas que utilizam hoje o transporte coletivo convencional e, também, absorver as pessoas que hoje usam carro ou outro tipo de transporte exclusivo”, destaca Freitas.
Nenhum comentário on "Inovadora plataforma de transporte coletivo fará parceria com as concessionárias"