Da Redação – A partir desta segunda-feira (14/5) às 10h no saguão da Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula) a população terá acesso a um trabalho inovador, pioneiro e exclusivo em São Caetano do Sul. Realizada em parceria entre a Fundação Pró-Memória e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) AD e Geral do município, a exposição Arte como Apoio Terapêutico é aberta trazendo objetos produzidos em visitas à Pinacoteca pelos frequentadores do centro.
obras são realizadas por meio de trabalho educativo, que leva o mesmo nome da mostra, realizado desde 2014 pela Pró-Memória com os pacientes do CAPS. Capitaneado pelas arte-educadoras Nair Duarte e Fabiana Cavalcanti, o programa é uma ação continuada, evidenciando que o espaço do museu deve ser apropriado e utilizado como lugar de socialização e de interação oferecendo uma importante reflexão sobre arte como estratégia na organização dos cuidados nos serviços da saúde mental e como uma ação interdisciplinar.
A abertura da exposição contará também com a apresentação de duas canções da violonista Rachel Oliveira, a declamação da poesia Aprenda de Vanessa do Nascimento e a presença de Joyce Feliciano, terapeuta ocupacional do CAPS da cidade.
Roda de Conversa – No mesmo dia, às 14h, será realizada a Roda de Conversa na Pinacoteca Municipal. O local será palco dela apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo CAPS, em parceria com seu serviço educativo no desenvolvimento do programa Arte como Apoio Terapêutico abordando as diversas questões que envolvem o trabalho de saúde mental. Entre os convidados, presença confirmada da psicóloga Simone Martinez Barbero, do Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami, da Dra. Flávia Ismael, Coordenadora de Saúde Mental de São Caetano e do supervisor do Caps Infantojuvenil Sé Amorzeira, Anderson de Oliveira Silva.
Os eventos fazem parte das atividades em alusão à Semana de Saúde Mental e tem entrada franca. A exposição Arte como Apoio Terapêutico vai até o dia 15 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h.
Nenhum comentário on "Iniciativa pioneira, Fundação Pró-Memória apresenta exposição Arte como Apoio Terapêutico"