Companhia é qualificada pelo segundo ano consecutivo como “Gold Class” e tem a melhor pontuação entre as empresas do setor de IT Services
Da Redação – Em um entorno global altamente competitivo, no qual o desempenho em uma boa administração, o social e o meio ambiental (ESG) das empresas é cada vez mais relevante, a Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, alcançou a melhor pontuação entre as empresas do seu setor e a qualificação de “Gold Class” pelo segundo ano consecutivo no relatório anual de sustentabilidade da S&P Global, The Sustainability Yearbook 2022.
Baseado na avaliação das mais de 7.554 empresas de todo o mundo que realizaram a Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA), o anuário sobre sustentabilidade mais renomado concede à Indra 85 pontos, que foi superior à pontuação de 2021. Somente 76 empresas no mundo conseguiram o selo de “Gold Class”.
A Indra se coloca como a empresa número 1 em sustentabilidade diante das 179 empresas do setor de serviços de TI avaliadas em nível mundial e das quais somente 21 conseguiram ser incluídas neste anuário exclusivo. A empresa também é líder na questão econômica e administrativa, alcançando pontuação máxima, bem superior à média das empresas do setor, nos aspectos que a S&P considera mais relevantes para a indústria TI.
Nesse sentido, a Indra alcança 100% de qualificação em gestão da inovação e excelente avaliação do setor em proteção da privacidade (98%). Igualmente, a Indra se destaca em estratégia climática (98%), e também em segurança da informação, cibersegurança e disponibilidade de sistemas (90%). Todos esses aspectos que a S&P considera crítico no setor tecnológico.
The Sustainability Yearbook baseia a sua análise na informação pública das empresas avaliadas e também na exaustiva e renomada Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) da agência de análise SAM, adquirida pela S&P nem 2019. Com mais de 1.000 pontos de dados, esse índice da SAM é utilizado também para a elaboração do Dow Jones Sustainability Index (DJSI), no qual a Indra permanece há 16 anos. O DJSI exige uma mínima capitalização de mercado, no qual The Sustainability Yearbook abre a concorrência para outras empresas menores, para alcançar o maior universo de participação.
A mais preparada para o futuro
Ser número 1 de seu setor em The Sustainability Yearbook certifica a Indra como a empresa mais preparada para dar resposta aos objetivos econômicos, sociais e ambientais do futuro e supõe um reconhecimento para a sua estratégia e sua gestão ESG. A criação da Comissão de Sustentabilidade no Conselho de Administração da Indra no fim de 2019 e o Plano Diretor de Sustentabilidade 2020-2030, inspirado nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e que inclui mais de 30 iniciativas concretas, foram chaves para acelerar o progresso da Indra.
A empresa conseguiu nos últimos anos novos e exigentes compromissos, como os objetivos de alterações climáticas da ONU para a redução de 50% de suas emissões por consumo energético em 2030, conseguir zero emissões por este valor em 2040 ou ser totalmente neutra em carbono em 2050, segundo os objetivos baseados na ciência SBTi.
Em menos de um ano, a Indra conseguiu reduzir o consumo energético e os resíduos não contaminantes gerados em suas principais fábricas em 15% e 20%, respectivamente. Também otimizou a gestão de seus envios e transportes internos em seus principais centros logísticos de negócio de Transporte e Defesa na Espanha até alcançar uma economia de 20% no custo e de 12% em emissões de CO2.
Luta contra as mudanças climáticas
Mais do que isso, a Indra está fazendo um grande esforço para contribuir, por meio de sua tecnologia, para alcançar as metas até 2030, facilitar a transição para uma economia de baixo carbono e reforçar seu impacto positivo nas pessoas e no planeta. Já conta, por exemplo, com soluções que estão desempenhando um papel chave na ação global pelo clima, cobrindo um amplo espectro ao alcance de poucas corporações em âmbitos como a mobilidade sustentável, a eficiência energética, as cidades menos contaminadas ou a proteção ambiental.
Com o Prêmio Nacional de Inovação 2020, a empresa continua inovando para contribuir na luta contra as alterações climáticas. Por exemplo, desenvolver com sete dos principais fornecedores de serviços de navegação aérea da Europa, o sistema de gestão de tráfego aéreo de nova geração iTEC, que processa dados e calcula as rotas com uma precisão sem precedentes, o qual permita ganhar segurança, capacidade e evitar ter que deixar as aeronaves em espera no ar consumindo combustível e gerando emissões de forma desnecessária. Igualmente, o futuro sistema de gestão integrado (iNM), que a EUROCONTROL confiou à Indra, otimizará cada movimento aéreo que seja produzido na Europa, evitando emissões de CO2.
Por outro lado, a Minsait, uma empresa da Indra, também desenvolve uma ampla oferta de inovação tecnológica com um forte impacto na sustentabilidade ambiental. É o caso da Onesait Sustainability, o cérebro da SmartWaste, o projeto de gestão inteligente de resíduos, que está desenvolvendo junto a Ecoembes para melhorar e otimizar o sistema de recolhimento e seleção de contêineres. Mediante IoT, big data e análise avançada permite reduzir custos e emissões.
Como empresa tecnológica mais sustentável, a Indra quer ajudar também seus clientes a serem mais sustentáveis em suas áreas de atuação. Para aumentar a sua capacidade de contribuir com valor para as organizações em aspectos vinculados à sustentabilidade, a Indra adquiriu a maioria do capital de The Overview Effect, empresa especializada em impulsionar a inovação em sustentabilidade nas empresas, conectando objetivos globais e modelos de negócio e potencializando a capacidade das organizações para gerar soluções sistêmicas aos objetivos sociais e ambientais de nosso planeta. Desta forma, a Indra completa sua proposta de valor que apresenta no mercado uma oferta única e diferenciada, que cobre de um extremo a outro todas as necessidades em matéria de transição até a sustentabilidade das organizações.
Indra no Brasil
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8 mil profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.
Nenhum comentário on "Indra repete ouro da S&P e se mantém como empresa mais sustentável do mundo no seu setor"