Hospital da Mulher promove curso de Biossegurança

806 0

Da Redação – Capacitação contínua para a assistência à saúde sempre melhor e mais segura. É com esse objetivo que os setores de Educação Continuada e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET), do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, promovem entre os dias 20 e 23 de março os treinamentos de Biossegurança e Boas Práticas da Enfermagem.

“O curso busca capacitar ainda mais nossos colaboradores, de modo a contribuir com o desenvolvimento profissional e aperfeiçoar a assistência à população”, resume o médico Onésimo Duarte Ribeiro Junior, diretor geral do hospital, reiterando que o conhecimento adquirido permite aos colaboradores auxiliarem na assistência com maior precisão.

“O treinamento garante mais segurança à assistência e é isso que precisamos em nosso dia a dia. Tanto o serviço como os pacientes saem ganhando. Esse é o resultado que constatamos diariamente”, enfatiza Onesimo. Todos os setores da instituição integrarão o programa. Os treinamentos vão ter carga de 03 horas. “Trabalhamos com uma capacitação continua que alia atividades teóricas e práticas”, explica a enfermeira Elide Leyla Martinez Moscatello, gerente de enfermagem do hospital.

Além de contribuir para a melhoria da assistência no setor de atuação, o colaborador poderá ser habilitado para auxiliar na instituição como um todo. “A iniciativa contribui na assistência diária, mas também promove o envolvimento dos profissionais na análise de processos de trabalho e melhorias. Como resultado, todos são beneficiados. O colaborador ganha o desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto o hospital e os usuários são favorecidos com melhorias na qualidade e segurança da assistência”, avalia Elide.

Referência Regional – Inaugurado em agosto de 2008 pela Prefeitura de Santo André e gerido desde o início pela Fundação do ABC, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” tornou-se referência graças à excelência e humanização do atendimento – presentes desde a recepção até as consultas médicas e exames diagnósticos. A unidade oferece assistência total nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto imediato e pós-operatório. Promove o alojamento conjunto para mãe e bebê, incentiva e dá condições para acompanhamento familiar e presta assistência integral e humanizada aos recém-nascidos – tanto saudáveis como em regime de terapia intensiva.

Todos os exames necessários para apoio ao parto e procedimentos obstétricos estão à disposição das usuárias. O parque tecnológico é destinado ao diagnóstico e a terapêutica contando com métodos gráficos, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, procedimentos cirúrgicos convencionais ou por videolaparoscopia, reabilitação de pacientes internados, desenvolvimento de atividades em hemoterapia, além de pronto atendimento no Banco de Leite Humano.

Instalado no Parque Novo Oratório, em área construída de mais de 7 mil metros quadrados, o Hospital da Mulher registra mensalmente média de 350 partos, 11.300 consultas e atendimentos e 10.000 exames e procedimentos. São 116 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCO), UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Violência Sexual.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Hospital da Mulher promove curso de Biossegurança"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *