Da Redação – O Hospital Municipal Universitário (HMU), que integra a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Bernardo, encerrou na manhã desta quinta-feira (4) a Semana Mundial da Amamentação prestando homenagens às trabalhadoras e mães que se dedicam a promover o aleitamento materno.
Após votação realizada entre as equipes, dez funcionárias receberam o diploma de apoio à amamentação por se destacarem no trabalho realizado junto às puérperas e recém-nascidos. Uma das mais votadas foi a enfermeira da maternidade Cleusa de Almeida Araújo Machado, 55 anos, que trabalha no HMU há 15. Ela se diz apaixonada pelo ofício e que apoiar as mães de primeira viagem é das tarefas mais gratificantes.
“Amamentar é um ato sublime. Meu papel é ajudar a mulher a superar a insegurança e o medo, fazer com que ela perceba que é capaz, que seu leite é suficiente para saciar a fome do seu filho. É um trabalho que me emociona, principalmente quando essa mulher retorna ao hospital e mostra o filho crescendo saudável”, comenta.
Cleusa diz que mesmo fora do expediente é procurada para auxiliar as mães que estão com dificuldades para amamentar: “No meu bairro ajudo todas que precisam. Tanto no HMU quanto nas casas chego a ficar uma hora sentada ao lado da mãe, observando se a posição e a pega estão corretas, dando suporte. É uma missão que abraço com muito amor”, completa.
No encerramento da semana, o HMU também homenageou uma mãe de bebê prematuro que superou o desafio de amamentar mesmo diante de tantas adversidades. A escolhida foi Erika Cândido Bezerra, 26. A filha dela, Luiza Vitória, nasceu em 19 de julho, na 34ª semana de gestação, numa cesárea de urgência, pesando pouco mais de dois quilos e medindo 43 centímetros. Mãe e filha passaram dias internadas na UTI. Mesmo sob cuidados intensivos, Erika ordenhava o próprio leite, que Luiza recebia pela sonda. Aos poucos, graças ao método canguru, em que o recém-nascido passa o maior tempo possível em contato pele a pele com a mãe, a menina começou a mamar no peito.
“Vamos para casa hoje, com a Luiza mamando só o peito. Nunca perdi a esperança. A cada dia sentia que estava mais próxima dela, mesmo que precisasse tirar meu leite com a bombinha. O vínculo e o amor só aumentam. É um sonho que estou realizando”, afirma. No HMU, graças ao incentivo precoce ao aleitamento, 70% dos bebês que nascem prematuros recebem alta mamando exclusivamente no peito, sem a necessidade de complemento.
A Semana Mundial da Amamentação é promovida pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA – Aliança Mundial para Incentivo ao Aleitamento Materno) e celebrada em 120 países nos primeiros dias de agosto. Neste ano, o tema escolhido para nortear as atividades foi “Amamentação e Sustentabilidade”. Durante três dias, o HMU realizou série de ações, como palestras, encontro de mães, oficina de reaproveitamento de alimentos, rodas de conversa e gincana com funcionários.
As 34 UBSs da cidade também participam da iniciativa, com atividades programadas para todo o mês de agosto que abordam os benefícios e os desafios da amamentação, além de incentivar a doação de leite materno ao Banco de Leite Humano do HMU. Mães que têm sobra de leite e querem colaborar devem ligar para o telefone 4365-1480.
Nenhum comentário on "HMU encerra semana da amamentação com homenagens a mães e funcionárias"