* Carlos Alberto Coquinho Bazani – Nelson Cerchiari, nascido aos 27 de fevereiro de 1927, já foi tema de nossa Coluna, por ter anotado o primeiro gol de Pelé como atleta profissional, em jogo amistoso contra o Corinthians de Santo André, no Estádio Américo Guazelli. E hoje prestaremos uma simples e sincera homenagem a um grande andreense.
Contador de profissão e de histórias nas horas vagas, Nelson Cerchiari é dono de uma memória privilegiada e tem a audição prejudicada pela ação do tempo. Com um invejável vigor físico e uma disposição acima dos limites de sua idade, Nelson caminha diariamente pelas ruas do centro da cidade, proporcionando aos seus incontáveis amigos, momentos deliciosos de descontração e alegria, com suas histórias e casos sobre a nossa Terra e a nossa gente.
Cerchiari foi sócio de diversos clubes tradicionais da cidade: Aramaçan, Bochofilo, Primeiro de Maio, e Santo André FC (sócio fundador nº 15), onde exerceu a função de Secretário Geral sob a presidência do ex-prefeito Newton Brandão. Nelson assistiu a mais de mil e quinhentos jogos do Ramalhão.
Quando o Santo André foi campeão da Copa do Brasil (2004) em pleno Maracanã, derrotando o Flamengo, Nelson estava presente. No final da partida ele retirou um pedaço de grama do campo que ficou em seu poder por muitos anos. Posteriormente a placa de grama foi doada à diretoria do EC Santo André, que está exposta na sala de troféus.
Todos os anos os seus amigos realizam uma festa de aniversário (surpresa) para o nosso mestre. Só que no ano passado (2015) a surpresa foi nossa: O aniversariante não apareceu!
Amigo Nelson Cerchiari, muita saúde e paz, que Deus o abençoe! É o desejo sincero de todos os seus amigos.
* Carlos Alberto Coquinho Bazani é natural de Santo André. Foi colaborador do Jornal Informação Resumo Jovem; da Gazeta do Grande ABC; da Rádio Orion FM e trabalhou na Assessoria de Comunicação e na Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Santo André. É membro eleito do Conselho Diretor do Fundo de Cultura, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: carlosalbertobazani@gmail.com.br
Lembrei do Sr. Angelo…que veio do interior e participou da história de Santo André!
p.s. abraço pro Odair filho de seu Angelo!
Angelo Moretto e Odair Moretto…