Handebol Feminino do Brasil consagra modalidade no Pan de Lima

264 0

Texto: Janaína Pereira (PMSBC)

Da Redação – Descobertas nas equipes de base de São Bernardo, Bárbara Arenhart, Jaqueline Anastácio, Patricia Matieli, entre outras fazem agora história pela modalidade, com o hexacampeonato neste Pan; integra também a seleta equipe o técnico Álvaro Casagrande, que continua à frente do time de handebol São Bernardo/Unip

A eletrizante partida final do Handebol feminino, entre Brasil e Argentina, nesse dia 30/07, culminou no placar de 30 a 21 para a seleção verde-amarela e, mais que a medalha de ouro nos Pan-Americanos, a equipe somou o sexto título nesse campeonato, além de realçar o favoritismo do Brasil frente ao país vizinho, com sequência de três finais realizadas para esses Jogos. Mas os louros vão além, porque, com esse resultado, a seleção já carimbou o passaporte para as Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem.

Já o que poucos sabem é que a trajetória de vitórias do Brasil, no Handebol, passa pelos centros de formação de São Bernardo, que há mais de uma década mantém categorias de base, visando competições oficiais.

Graças a essa frente de trabalhos, a cidade é referência para o Handebol, Ginástica Artística, Natação, Badminton, Vôlei, entre outras modalidades, atuando ainda como celeiro de talentos dos esportes às Confederações e times, inclusive, fora do Brasil. “Nesta gestão, priorizamos os programas voltados aos Esportes, porque acreditarmos que as mais diferentes modalidades são agentes de transformação, além de propulsores à novos talentos. Nesses dois últimos anos, recuperamos diversos centros esportivos, criando uma verdadeira plataforma para treinos das equipes de handebol, vôlei, ginástica, o que, consequentemente contribui para estimular, em especial, o avanço nos esportes de alto rendimento”, reforça o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

SÃO BERNARDO – Na última década, pertenceram às bases de São Bernardo as jogadoras Bárbara Arenhart, Jaqueline Anastácio, Patricia Matieli e Deonise Fachinello, hoje estrelas do Handebol dentro e fora do país e, ainda, o técnico Álvaro Casagrande que comanda o seleto grupo e também o time São Bernardo/Unip.

Ainda sobre a grande final, Casagrande revela os fatores que pesaram a favor do grupo. “Brasil e Argentina apresentam equipes que estão em um patamar acima das demais, que compõem os Pan-Americanos. Por isso, ter realizado e, ainda, vencido, mais uma final com esse nosso clássico rival foi ainda mais motivador para nós. Para chegar a esse hexa, fez toda diferença contarmos com as completas instalações e condições de trabalho em São Bernardo, especialmente nos dois últimos anos. Toda essa infraestrutura nos possibilitou chegar aos Jogos com as jogadoras sem lesões, além da completa interação entre elas, com aproveitamento 100% de toda a equipe”.

Do centro de excelência do município, fazem parte também dessa delegação os jogadores, do Masculino, Luciano Tercariol, Fábio Chiuffa, Henrique Teixeira, Felipe Borges, além do auxiliar técnico, Hélio Justino, que comanda atualmente o time São Bernardo/Unip.

Integram ainda esse grupo, de quase 500 atletas, Pâmela Souza, Edenia Garcia e Regiane Nunes, pela Natação; Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e o técnico Hugo Hoyama, no Tênis de Mesa, também à frente da modalidade em São Bernardo. Já nas tradicionais provas do Atletismo, as estrelas da cidade estão representadas por Andressa Moreira Fidélis, no revezamento 4×100, e Paulo Sérgio dos Santos Oliveira, no Salto em Distância.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Handebol Feminino do Brasil consagra modalidade no Pan de Lima"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *