Da Redação – De 1º de novembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016 a Guarda Ambiental da Prefeitura de São Bernardo do Campo tem atuado para fazer valer na cidade o período de defeso, quando, para garantir a reprodução das espécies, é proibido caçar ou pescar. Para isso, reforça a fiscalização embarcada na Represa Billings, coibindo a pesca ilegal e predatória na região.
Até o último dia 15 de fevereiro, a inspetoria da Guarda Ambiental informou que foram apreendidas 40 tarrafas (rede de pesca circular), 10 redes e um barco de alumínio com motor. Só em janeiro, foram seis tarrafas e três redes provenientes da pesca irregular.
De acordo com o inspetor Fabio Sampaio, o defeso é instituído por instrução normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e tem como objetivo proteger a fauna aquática durante a época de reprodução ou de seu maior crescimento. “Desta forma, o defeso garante a sustentabilidade de nossa represa. Contamos com a colaboração da população nesse processo”, afirmou.
Na Represa Billings os peixes mais comuns encontrados são tilápias, lambaris, carpas, traíras e bagres. Durante o defeso, a pesca amadora pode ser realizada, desde que seja por pescador regularizado no Ministério da Pesca e Aquicultura e que utilize apenas linha de mão ou vara, linha e anzol.
Além da atuação embarcada, a Guarda Ambiental apresentou saldo positivo no mês de janeiro, com a recuperação de 14 animais silvestres, como jararacas, saruês, tucanos, corujas, jabutis e gaviões. Nesse mesmo período embargaram duas obras irregulares localizadas em área de manancial.
Patrulhamento – A Guarda Ambiental realiza durante o defeso patrulhamento diário por meio de duas embarcações, uma pequena e outra de médio porte. Às 8h, a Guarda já está com as embarcações na água. O apoio é realizado por terra, com viaturas e efetivo que conhece os principais acessos à represa.
As ações contam ainda com o apoio de fiscais da Secretaria de Gestão Ambiental, que auxiliam nas operações por terem mapeadas regiões da represa com maior incidência de pesca irregular.
Nenhum comentário on "Guarda Ambiental de SBC faz valer período de defeso na Represa Billings"